Segurança Pública encerra capacitação para uso de aplicativo de consultas de informações

Por ASCOM às 13/02/2019 15:06

Policiais militares participaram de atividade para conhecer uso do Quimera, na última terça-feira (13)

Texto de Vanessa Siqueira

A Secretaria da Segurança Pública finalizou, nesta terça-feira (13), a etapa de capacitação de policiais militares para uso de uma ferramenta que visa dar maior agilidade na consulta de informações durante ocorrências.

Em reunião realizada na sede da SSP, foram apresentados detalhes do uso operacional do aplicativo Quimera. Segundo o chefe de Tecnologia da Informação da pasta, Major Anderson Cabral, a ferramenta tem como objetivo proporcionar aos policiais facilidade de consulta de informações referentes a pessoas, veículos, celulares, além de disponibilizar outras funções durante uma ocorrência policial.

Segundo o Major Cabral, a implantação do aplicativo na Segurança Pública irá reduzir o tempo de comunicação feita via radiocomunicação, deixando o rádio apenas para comunicações em situações emergenciais. Além disso, o Quimera reduzirá situações de subnotificação nas cidades do interior de Alagoas, principalmente naquelas localidades onde o acesso a dispositivos de comunicação se torna mais difícil.

Na Polícia Civil, a capacitação dos servidores já foi realizada pela Gerência de Estatística e Informação (Geinfo).

“O Quimera vai facilitar o trabalho dos policiais, que poderão fazer consultas diretamente pelo smartphone, agilizando esse processo. Uma consulta feita por rádio não tem tantos detalhes de informações, o que não acontece usando um dispositivo móvel. O policial poderá, por exemplo, ver a imagem da habilitação de uma pessoa utilizando o Quimera. Haverá também outras funcionalidades que serão implantadas no aplicativo, que vai agilizar o trabalho e também economizar papel e outros itens”, destacou.

Além dos gestores de planejamento operacional das unidades da Polícia Militar da capital e Estado Maior, participaram da atividade os setores e Tecnologia e o Núcleo de  Estatística (Neac) da SSP.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL