SSP articula melhor atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência

Por ASCOM às 24/07/2019 13:55

Reunião discutiu formas de melhorar atendimento à menores vítima de violência

Texto de Luciana Beder

Visando oferecer um atendimento especializado e mais humanizado às crianças e adolescentes que chegam à Delegacia dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DCCCA), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), junto com as secretarias de Prevenção à Violência (Seprev) e da Saúde (Sesau), discutiram uma forma de trabalho em conjunto, nesta quarta-feira (24), na sede da SSP.

Por meio da parceria, a Seprev e a Sesau pretende disponibilizar uma equipe técnica formada por psicólogos para auxiliar nas oitivas e acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de crimes como estupro, exploração sexual, pedofilia e outras violações, na DCCCA.

Para a supervisora da Superintendência da Criança e do Adolescente (SCA), da Seprev, Lissa Sarmento, é muito importante uma equipe técnica na delegacia especializada. “As crianças precisam de atendimento especializado, porque elas já chegam muito fragilizadas, vítimas de um crime muito grave e precisam desse acolhimento, de atendimento humanizado, que dê esse suporte a elas e aos familiares”, afirmou.

A coordenadora da Rede de Assistência às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS) da Sesau, Camille Wanderley, disse que a parceria vai ajudar a ter uma maior resolutividade dos casos. “Com esse trabalho integrado vamos evitar que a criança fique perpassando por situações que acabam agravando o processo de violência e também ajudá-las a se sentirem mais confortáveis e seguras, devido aos traumas gerados com os crimes”, contou.

Na reunião, foi discutida ainda a elaboração de um ambiente mais adequado para atender as necessidades do público infanto-juvenil e a capacitação dos profissionais que trabalham na DCCCA.

Participaram da reunião o secretário executivo de Políticas da SSP, Manoel Acácio Júnior, a delegada Ana Luiza Nogueira, gerente de Polícia Judiciária da Região 1, a delegada Adriana Gusmão, titular da DCCCA, a chefe de Ensino Integrado da SSP, Suely Cavalcante, a coordenadora da RAVVS, Camille Wanderley, a psicóloga da Sesau, Cidkeyla Cristine, a superintendente da Criança e do Adolescente, Samylla Gouveia, a supervisora da SCA, Lissa Sarmento, a psicóloga da SCA, Ana Laura Reis, e a advogada da SCA, Renata Lopes.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL