Em menos de dois anos, 181 recebe mais de 16 mil denúncias de tráfico, porte e posse de armas em Alagoas

Por ASCOM às 14/10/2019 08:43 - Atualizado em 15/10/2019 08:18

Maceió, Arapiraca e Rio Largo são as cidades com o maior número de denúncias

Texto de Vinícius Teodósio

Em menos de dois anos, o serviço de denúncia anônima da Secretaria da Segurança Pública (SSP/AL), Disque Denúncia, recebeu mais de 16 mil denúncias da população informando sobre o tráfico de drogas, porte e posse ilegal e irregular de armas em Alagoas.

Com a ajuda dos alagoanos que fazem uso do serviço, as Policias Civil e Militar, conseguem tirar de circulação diversos tipos de drogas que antes transitavam entre traficantes e usuários em várias cidades do Estado.

De acordo com dados da Coordenação do Disque-Denúncia, 679,42 kg de maconha, 2.198,17 bombinhas de maconha, 14 tabletes de maconha, 33 kg de crack, 1.537 pedras de crack, 45,8 kg de cocaína, 338 papelotes de cocaína foram apreendidas graças às denúncias recebidas pelo Disque Denúncia. Além de drogas, 219 armas foram apreendidas.

Essas 16 mil denúncias partem de todos os 102 municípios de Alagoas, mas três cidades se destacam no número denúncias efetivadas e por consequência, de apreensões realizadas. São elas: Maceió, Arapiraca e Rio Largo.

Ginah Wanderley, coordenadora do Disque Denúncia, afirma que a contribuição da população, denunciando e confiando no trabalho da equipe é fundamental para o alcance desses resultados.

“O denunciante não precisa se preocupar se a sua identidade será revelada ou não, é um serviço totalmente anônimo, ele não será identificado pela polícia ou pela Justiça” diz Ginah Wanderley.

A coordenadora ainda ressalta a importância de sabermos diferenciar os serviços oferecidos pela Segurança Pública, e lembra que para casos de emergências, como assaltos ou resgate, a ligação deve ser feita para o 190, número de atendimento da Polícia Militar ou para o 193, número de atendimento do Corpo de Bombeiros, pois o 181 trabalha com investigação e não possui equipes que atuem na rua, todo o trabalho é interno.

A central de atendimento de chamadas telefônicas registram, em média, 1.400 denúncias mensais, e desde sua implantação, em 2011, já foram realizadas mais de 100 mil denúncias, marca alcançada em abril deste ano.

Além do número telefônico, a população pode fazer a denúncia pelo aplicativo Disque Denúncia Mobile Alagoas, disponível para aparelhos Android ou pelo site http://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br/denuncie/.

Para facilitar e agilizar o trabalho da Segurança Pública, é necessário que o denunciante forneça o máximo de informações possíveis, em quaisquer das plataformas utilizadas, ligação telefônica, aplicativo ou site. Ao final do atendimento, o usuário receberá um código onde ele poderá acompanhar o andamento da denúncia ou ceder mais informações sobre a denúncia, caso haja.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL