Segurança Pública promove Curso de Inteligência Financeira

Por ASCOM às 04/11/2019 11:51

Primeiro dia do curso contou com a realização do simpósio “Inteligência Financeira na área de Segurança Pública”

Texto de Luciana Beder

A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) realizou, nesta segunda-feira (04), por meio da Chefia de Ensino Integrado e da Assessoria de Inteligência, o simpósio “Inteligência Financeira na área de Segurança Pública”, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE/AL), na Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal).

O evento faz parte do Curso de Inteligência Financeira e tem como objetivo capacitar os profissionais da SSP e do MPE no combate à lavagem de dinheiro e padronização de procedimentos no sistema de Inteligência de Segurança Pública (ISP), utilizando técnicas e tecnologias especializadas.

O curso, que acontece entre os dias 04 e 08 de novembro, conta com as disciplinas de Introdução à Inteligência Financeira, Análise Fiscal e Patrimonial, Análise Bancária, Tecnologias de Inteligência Financeira e Estudo de Caso.

Durante o simpósio, o palestrante Roberto Zaina, agente da Policia Federal do Paraná, trabalhou a disciplina de Introdução à Inteligência Financeira, apresentando noções básicas sobre lavagem de dinheiro e inteligência financeira, explorando as características do Relatório de Inteligência Financeira (RIF) e por meio da demonstração de análise de RIF.

Segundo o assessor de Inteligência da SSP, capitão Raumário Jerônimo, o curso faz parte de um cronograma de capacitação da Assessoria para o ano 2019.

“É uma iniciativa voltada para ofertar mais uma ferramenta aos nossos servidores. Esse curso vai ampliar o empoderamento das agências de Inteligência de Alagoas no tocante ao acompanhamento das organizações criminosas, em específico, na identificação dos ativos oriundos dessa atividade”, disse.

O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, agradeceu a parceria com a SSP e destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da área.

“Nós sabemos que sem a Inteligência, sem o estudo e as ferramentas adequadas, não iremos vencer o crime organizado. Só o aprofundamento nos estudos e o alcance de ferramentas modernas poderá mudar esse quadro que vemos hoje no Brasil. Fazemos muito bem o trabalho aqui em Alagoas no combate à criminalidade, mas queremos avançar e uma das formas de avançar é essa troca de conhecimento”, afirmou.