Ação da SSP conscientiza população sobre abordagem policial

Por ASCOM às 18/02/2020 13:23

Foram distribuídos panfletos com orientações como agir ao ser abordado

A Chefia de Ensino Integrado da Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou uma ação de conscientização sobre como os cidadãos devem se comportar diante de uma abordagem policial. A Cartilha “E se a Polícia me parar?” foi distribuída no Calçadão do Comércio de Maceió na manhã desta terça-feira (18) e teve como objetivo alertar a população sobre seus deveres e direitos frente a uma abordagem policial.

Maria Suely Cavalcante de Aquino, Chefe de Ensino Integrado, explica que a abordagem policial tem o objetivo de confirmar um fato ou uma evidência de uma infração penal e, ainda, manter a segurança dos cidadãos e daquela localidade.

“É sabido que quando o cidadão não compreende que aquela ação policial é inerente ao serviço da segurança pública e que ele deve seguir aos comandos do agente público no momento da abordagem, a ação pode gerar uma ocorrência desmedida e então ocasionar um conflito desnecessário ou até uma detenção”, disse.

A ação também visou conscientizar a população na semana que antecede o carnaval, devido a grande aglomeração de pessoas que ocorre nessa época, o que, consequentemente, gera muitas abordagens.

“Cidadão consciente dos seus direitos e deveres no momento da abordagem colabora não somente com a ação policial como também com a política de prevenção da sua localidade”, concluiu.