NOTA DE AGRADECIMENTO

Por ASCOM às 07/01/2021 17:26

É chegado o dia de agradecer os passos percorridos, as batalhas vencidas, os ensinamentos adquiridos e os amigos conquistados ao longo da jornada. Após quase cinco anos, encerro a missão de comandar a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas. Neste período, trilhamos caminhos assertivos em busca de resultados, garantimos o funcionamento das instituições e também a paz social dos alagoanos.

Este ciclo se encerra com o sentimento de ter desenvolvido um trabalho que rendeu frutos e resultados que ficarão marcados na história da Segurança Pública de Alagoas. Entre 2016 e 2020, reduzimos ainda mais a criminalidade no estado, com quatro melhores resultados de toda a história na redução da violência. Também entramos na vanguarda do país ao ser o estado que conseguiu reduzir assaltos a ônibus, além de combater o crime organizado e assim garantir redução de crimes de assaltos a banco, apreender grandes quantidades de drogas e tirar centenas de armas de circulação.

Também atuamos de forma firme na reestruturação das instituições que compõem a Segurança Pública. Para a Polícia Militar, foi garantida a aquisição de um ônibus rodoviário, dois micro-ônibus, 15 veículos para a Inteligência, dois caminhões de guincho, três caminhões de transporte animal e um veículo de transporte de cães, um furgão, 25 Fuzis, equipamentos de proteção individual e outros equipamentos.

A Polícia Civil foi contemplada, neste período, com dois caminhões baú, mais de 3.000 coletes balísticos, 450 Pistolas, 22 Fuzis, 70 Carabinas, 50 Submetralhadoras .40, mais de 200 mil munições e equipamentos não letais.

Para o Corpo de Bombeiros garantimos a aquisição de mangueiras, materiais de mergulho, capacetes, materiais de resgate e salvamento, ventilador de pressão, bússolas, desencarceradores e outros kits.

Já para a Perícia Oficial, foi garantido o aparelhamento do laboratório de genética, microscópio de varredura e computadores. Todos esses equipamentos foram adquiridos por meio de recursos do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp) e garantiram melhorias na execução das atividades de todos os servidores.

Neste período também participamos da renovação de prédios e lançamento de programas que contribuem com o fortalecimento da política de integração policial. Foram entregues 27 Centros Integrados de Segurança Pública, que aboliram a precariedade estrutural das instalações das Polícias Civil e Militar e foram assinadas ainda as ordens de serviço para a construção de CISPs em Rio Largo e Porto Real do Colégio.

Foram construídos dois novos batalhões da Polícia Militar, um em Penedo e outro em Delmiro Gouveia, além da reforma dos batalhões de Radiopatrulha (BPRp) e do 1º Batalhão.

Implantamos o sistema de Radiocomunicação Digital, que contempla todo o estado e moderniza a comunicação nas forças de segurança. Adquirimos ainda 114 viaturas blindadas, que são as primeiras da história da Segurança Pública, além da aquisição de 4.000 mil Pistolas Glock e 100 Espingardas Benellis, para as Polícias Civil e Militar.

Entregamos a sede do Instituto Médico Legal de Maceió (IML), que modernizou e elevou a outro patamar a Perícia Oficial de Alagoas. Também entregamos o Complexo de Delegacias de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Narcóticos (DNARC), além de garantir uma reforma parcial da atual da sede da SSP.

Nossa gestão ainda regulamentou o serviço remunerado extra na Polícia Militar, garantindo aos militares que se voluntariam no Programa Força Tarefa o pagamento de R$ 120 por cada serviço tirado em suas folgas. Hoje as novas viaturas cobrem todo o estado, garantindo um incremento no policiamento e uma renda extra aos nossos policiais.

Também participamos da implantação do Programa Ronda no Bairro, que leva policiamento de proximidade e ações sociais a vários bairros de Maceió.

Após quase cinco anos, chego ao fim desta jornada com o sentimento de dever cumprido, com a certeza que Alagoas e a Segurança Pública alcançaram um patamar de avanço, que jamais pode ser retrocedido.

Jamais poderia de deixar de agradecer o brilhante trabalho de cada policial civil, policial militar, bombeiro militar, peritos e todos os servidores da Secretaria de Segurança Pública pela dedicação e comprometimento com a missão que lhes foi entregue. Tenho certeza que as forças de segurança seguirão cumprindo seu mister com bravura.

E que todos nunca esqueçam que para que o mal prevaleça, basta que os homens de bem nada façam. Nós somos do bem, nós estamos fazendo e nós iremos vencer.

Que Deus abençoe a todos!

Cel QOC PM R/R Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior