Agentes do Ronda no Bairro passam a atuar no teleatendimento do 190

Por ASCOM às 25/06/2021 14:47

Ao todo, 64 agentes passaram por capacitação e iniciam atividades no próximo dia 1º de julho

Texto de Vanessa Siqueira

O serviço de atendimento 190 ganhará a partir do próximo dia 01 de julho reforço de 64 agentes do programa Ronda no Bairro, que passaram por capacitação e estarão atuando no teleatendimento das ocorrências telefônicas. A solenidade que marcou a apresentação dos novos atendentes aconteceu nesta sexta-feira (25), no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro de Jacarecica.

A iniciativa de inserir no serviço de teleatendimento do 190 agentes do programa Ronda no Bairro partiu de estudos e reuniões entre a chefia do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (CIOSP) e a coordenação do Ronda no Bairro. Foram selecionados 64 agentes, que passaram por uma capacitação de 40 horas, promovida em parceria com a Chefia de Ensino Integrado, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Ao final do curso, os agentes do Ronda no Bairro irão aumentar o efetivo que atua no atendimento das ligações telefônicas e melhorar o atendimento ao cidadão que busca auxílio da segurança pública.

O coordenador do programa Ronda no Bairro, coronel PM Cícero Silva, destacou que a iniciativa é um avanço significativo, já que o teleatendimento é a porta de entrada de todos os serviços que a Polícia Militar faz. “Esse serviço que iremos prestar surgiu de uma necessidade de melhorar o atendimento. Com planejamento feito, hoje o embrião deste projeto está sendo lançado”, disse.

O coordenador do CIOSP, capitão PM Alberto Silva, deu as boas vindas aos novos operadores de atendimento e destacou a importância do incremento no serviço do 190. “Havia esta necessidade de mais atendentes para este serviço tão fundamental, então graças a esta parceria conseguimos viabilizar a capacitação destes profissionais e agora teremos como melhorar o serviço a partir do dia 1º de julho”, afirmou.

O secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, parabenizou o serviço e agradeceu a parceria com a Segurança Pública, relembrando as conquistas obtidas nos últimos anos com a redução da violência e agora mais este importante passo para melhorar o atendimento ao cidadão que busca na Polícia Militar auxílio para resolver algum problema.

O secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, lembrou que o 190 recebe anualmente um alto volume de ligações e que a carência de efetivo para atendê-las trazia prejuízo e descontentamento da sociedade.

Ele destacou que os agentes do Ronda no Bairro que irão atuar neste atendimento possibilitarão triplicar o efetivo disponível.

“Teremos uma segurança mais presente com o serviço qualificado destes agentes. Ás vezes só com uma orientação, evitamos um crime ou ajudamos o cidadão a se sentir protegido. Tenho certeza que isso será feito com muito sucesso”, concluiu.

Estiveram presentes na solenidade ainda os secretários executivos de Gestão Interna, Cláudio Martins, e de Políticas da Segurança Pública, coronel Elias Silva, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wellington Bittencourt, o delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Reis, o diretor do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, além de comandantes de unidades, delegados e diretores.