Gestores da Segurança Pública participam de curso de capacitação em Prevenção do Crime por meio do Desenho Ambiental

Por ASCOM às 23/08/2021 14:03

Iniciativa da ONU Habitat com o Governo de Alagoas tem o objetivo de diminuir a criminalidade por meio de intervenções urbanas

Por Paula Berle

Integrantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), participam a partir desta segunda-feira (23), do Curso Básico de Prevenção do Crime por meio do Desenho Ambiental (CPTED), promovido pelo Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em parceria com o Governo de Alagoas. As aulas acontecem na Escola de Governo de Alagoas, em Maceió, e vão até a próxima sexta (27).

A atividade tem o objetivo de capacitar os profissionais para a compreensão da influência do ambiente urbano na redução da criminalidade. O curso é ministrado pelo major PM Isângelo Senna da Costa, professor do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), doutorando e mestre em Psicologia Ambiental pela Universidade de Brasília.

Segundo ele, o planejamento das intervenções urbanas pelo método CPTED (em inglês Crime Prevention Through Environmental Design) tem o objetivo de diminuir a criminalidade e levar a sensação de segurança em ambientes físicos compartilhados. “Nós produzimos esses instrumentos para melhorar a segurança em uma perspectiva local”, afirmou.

A abordagem multidisciplinar conta com referências a diversas temáticas como a psicologia social para a prevenção criminal; criminologia ambiental; comportamento humano e design ambiental. A programação terá também atividades práticas que incluem visitas a localidades com altos índices de crime e violência em Maceió, dentre elas, Centro, Jacintinho e Benedito Bentes.

Gestores de diversos órgãos públicos estaduais e das prefeituras de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios responsáveis por planejar e acompanhar iniciativas de intervenções urbanas também participam do curso.

Para o major PM Iran Rego, da Chefia de Articulação Política de Prevenção da SSP, a capacitação pode ajudar a construir um território urbano mais seguro nos bairros da capital e do interior.  “Esperamos obter mais conhecimento sobre essa questão do ambiente em relação ao crime e, de forma conjunta somando esforços com outros órgãos governamentais, construir um território mais seguro urbanisticamente”, explicou.

O curso é mais uma iniciativa do projeto Visão Alagoas 2030, do Governo de Alagoas, que visa promover o desenvolvimento sustentável no estado em parceria com a ONU Habitat Brasil. Para Alex Marques Rosa, coordenador de programas da ONU Habitat em Alagoas, a incorporação dessa configuração de prevenção pode ajudar a tornar o ambiente urbanos mais seguro para a população. “ A expectativa é que essa integração seja colocada em prática no dia a dia das secretarias, incorporando uma visão sistêmica de cidade seguras onde todos os setores têm um papel na prevenção da criminalidade”, completou.