Alagoas registra sétimo mês consecutivo de redução no número de homicídios

Por ASCOM às 02/09/2021 08:36

Mês de agosto teve o melhor resultado em queda de homicídios da década; é a primeira vez no ano que o número de homicídios registrados no estado fica abaixo de 80

Vanessa Siqueira

As ações de enfrentamento ao crime, realizadas pelas forças de segurança do estado, seguem resultando em diminuição de crimes e melhora da qualidade de vida do alagoano. O mês de agosto encerrou com uma das maiores quedas no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) da última década. Alagoas contabiliza este ano o sétimo mês consecutivo de reduções nos indicadores criminais.

De acordo com dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Alagoas registrou em agosto 77 homicídios, acumulando uma queda de 4% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em 2020, o mesmo período teve um registro de 80 crimes contra a vida, um número considerado baixo, mas que foi superado graças à continuidade das estratégias de segurança pública.

Ao analisar os dados do acumulado de janeiro a agosto, constata-se que a curva de homicídios vem em queda desde fevereiro, garantindo, assim, o sétimo mês seguido de redução nos indicadores criminais, em comparação aos mesmos meses do ano de 2020. Outro dado importante é que esta é a primeira vez no ano que o número de homicídios registrados em Alagoas fica abaixo de 80.

Tudo isso só é possível graças ao empenho das forças de segurança, que vem realizando diversas operações integradas, mantendo as ações de patrulhamento ostensivo e de presença policial em todos os municípios do estado.

Em Maceió, os dados do Núcleo de Estatística também revelam redução no número de mortes. Em agosto, a capital alagoana registrou 24 crimes, enquanto que no mesmo mês do ano anterior, o número total de mortes foi de 27 CVLIs. O percentual de redução ficou em 11%.

Para o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, o resultado alcançado este mês dá sequência ao trabalho integrado que vem sendo realizado, que estabelece um novo patamar de redução da violência em Alagoas.

“Hoje é um dia muito especial para nós da Segurança Pública, pois fechamos o sétimo mês consecutivo com redução de homicídios. Batemos recorde, que significa preservação de vidas, menos violência e mais paz para o nosso estado. Quero parabenizar todos os profissionais de segurança pública de Alagoas, que tem dado exemplo ao país”, afirmou.