SSP promove capacitação em teleatendimento no 190 para integrantes do Ronda no Bairro

Por ASCOM às 19/11/2021 10:35

Capacitação repassará técnicas para aprimorar atendimento à população que recorre ao 190

Texto de Vanessa Siqueira

Visando aprimorar o atendimento das ligações da população via o número 190, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Chefia de Ensino Integrada e o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), promovem uma capacitação para os integrantes do Ronda no Bairro que atuam no serviço de teleatendimento.

O curso tem duração de 20 horas e os atendentes foram divididos em quatro turmas. A capacitação acontece através de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/AL).

Segundo a instrutora da área de gestão do SENAC, Ébene Marta do Nascimento Marques, a capacitação terá como foco repassar dicas e outras técnicas de atendimento ao cliente por telefone. Além disso, os atendentes terão a oportunidade de aprender técnicas vocais e de comunicação com o cliente, bem como de comunicação e relações interpessoais.

“Por estar atendendo outra pessoa por telefone, a voz é o principal instrumento de comunicação, então é importante aprender técnicas que garantam um bom atendimento. Também é fundamental melhorar sua inteligência emocional, já que se trata de um serviço delicado, que envolve emergências e outras situações em que ter calma e atenção são requisito”, explicou.

Desde o mês de junho, o serviço de atendimento do 190 ganhou o reforço de 64 integrantes do programa Ronda no Bairro. A iniciativa de inserir no serviço de teleatendimento do 190 agentes do programa Ronda no Bairro partiu de estudos e reuniões entre a chefia do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (CIOSP) e a coordenação do Ronda no Bairro.

A capacitação ficou cargo da Chefia de Ensino, da SSP. Com o incremento, o serviço de atendimento de urgência ao cidadão ganha mais agilidade e possibilita uma pronta resposta da Polícia Militar, contribuindo assim para manter a efetividade da Segurança Pública no combate ao crime.