Segurança Pública apresenta resultado das investigações sobre o assassinato do menino Rhaniel Pedro

Por ASCOM às 22/11/2021 14:39

Mãe, padrasto e tio da criança participaram do homicídio da criança, concluiu investigação

Texto de Paula Berle

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) realizou nesta segunda-feira (22) uma coletiva de imprensa que detalhou as investigações que levaram à elucidação do homicídio de Rhaniel Pedro Laurentino da Silva, de 10 anos. Segundo o trabalho de investigação, realizado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), através dos delegados Ronilson Medeiros e Bruno Emílio, o crime foi cometido pela mãe, o padrasto e o tio da criança, que tiveram a prisão decretada na última sexta-feira (19) pela 10° Vara Criminal da Capital.

As investigações apontam que o corpo da criança foi encontrado 24 horas após a morte. Os laudos apresentados pela Perícia Oficial também mostram que houve abuso sexual e enforcamento.

De acordo com o delegado Ronilson Medeiros, o registro do desaparecimento de Rhaniel aconteceu no dia 12 de maio, quando Ana Patrícia Laurentino dos Santos, de 37 anos, mãe da criança, relatou o sumiço às autoridades. Segundo ela, o menino havia saído de casa por volta das 7h30 para ir a um reforço escolar e não havia retornado. Porém, durante as investigações, uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial que fica no trajeto feito diariamente por Rhaniel não registrou sua passagem naquele dia.

Para o delegado Bruno Emílio, presidente do inquérito, as suspeitas sobre o envolvimento dos familiares no homicídio começaram após a prima de Rhaniel relatar que sofria abusos sexuais constantes por parte de Vítor Oliveira, de 28 anos, padrasto do menino.

No decorrer dessas investigações, os laudos periciais, realizados pela perita Claudia Maria Voss Villanueva Chroniaris, do Instituto Médico Legal (IML), apontaram que, além das lesões, o cadáver foi ocultado pelos autores do crime um dia antes de ser abandonado em uma rua, no bairro do Clima Bom. Já o perito José Veras de Oliveira Silva coletou de um preservativo encontrado próximo ao corpo material genético de Rhaniel na face externa. A perita Rosana Coutinho localizou perfil genético  de Vitor e de seu irmão, Wagner Oliveira, de 25 anos, na cueca do garoto. Esses elementos foram cruciais para contribuir com a elucidação do caso.

Ainda segundo o delegado Bruno Emílio, mensagens encontradas no celular de Wagner comprovam que ele estava na casa da família no dia no crime. “Recuperamos uma mensagem trocada pelos irmãos na noite de 11 de maio, em que o Wagner convida Vitor para usar drogas, na residência da família, algo que a criança desaprovava e sempre reclamava para familiares”, informou. Para o delegado, esse seria mais um indício de que todos estavam com Rhaniel durante o crime. Ainda segundo as investigações, é provável que os criminosos tenham abandonado o corpo na madrugada do dia 13.

Durante a coletiva, os delegados destacaram a frieza da mãe, que fez diversos relatos na mídia e que esteve em campo na final do Campeonato Alagoano, no dia 15 de maio, para receber uma homenagem dos jogadores do CSA e do CRB sobre a morte do filho. “Após o jogo, a mãe de Rhaniel ganhou a bola de futebol do clássico e durante as investigações, foi constatado que o objeto foi vendido por R$ 1.500,00 alguns dias depois”, lembrou o delegado Ronilson Medeiros.

O delegado Geral da Polícia Civil, Carlos Reis participou da coletiva e parabenizou as equipes pela atuação no caso. “O esforço coletivo dos integrantes da Secretaria de Segurança Pública, da Delegacia de Homicídios, da Delegacia de Crimes Contra a Criança e do GAECO, do Ministério Público de Alagoas, capitaneado por esses dois brilhantes delegados, que conduziram a investigação de forma brilhante e eficaz, foi crucial para a prisão de todos os envolvidos”, afirmou.

Os três envolvidos estão presos e irão responder pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e estupro de vulnerável.

A coletiva também contou com a presença do Secretário Executivo da Secretaria de Segurança Pública, Cláudio Martins Costa Filho.