Grupamento Aéreo finaliza 5º Curso de Operador Aerotático

Por ASCOM às 24/12/2021 09:46

Turma é composta por policiais civis, bombeiros e policiais militares de Alagoas e outros estados

Texto de Alan Fagner

Em solenidade realizada no hangar do Grupamento de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública, no bairro Utinga Leão, Rio Largo, foi realizada a solenidade de encerramento do 5º Curso de Operador Aerotático 2021 (COAT). O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) e formou operadores do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

O curso, que durou 45 dias, visa a formação do operador aerotático em suas áreas de atuação com a tripulação de asa rotativa (helicóptero) em missões, como: resgates de presos em ferragens, resgates de vítimas de afogamento, radiopatrulhamento aéreo, acompanhamento tático, combate ao crime organizado, policiamento, entre outros.

Os alunos passaram ainda por um Estágio de Caatinga em Serra Talhada (PE), onde apreenderam técnicas de sobrevivência e táticas de incursões. Apenas 17 dos 37 inscritos conseguiram concluir o curso, dentre eles agentes das Forças de Segurança do Acre, Rondônia, Pernambuco e Alagoas.

A soldado Fabiana Yasmine de Lima da PMAL, única mulher da turma, conta que sonhava em integrar o Grupamento de Operações Aéreas desde 2017. Chegou a entrar no 4º COAT, mas foi eliminada na etapa de salvamento em altura.

“Não foi fácil. Com 31 dias de curso perdi na etapa de salvamento em altura, mas me orgulhei de cada etapa que vivi nesse curso. Busquei treinar minhas dificuldades e em 2021 estava mais preparada e ainda mais determinada”, disse a militar, que concluiu: “Me orgulho de todo o processo. Realizei meu sonho”.

Ao final da solenidade, o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, parabenizou os concluintes do V COAT e destacou que o esforço dos profissionais Grupamento Aéreo, assim como das demais Forças de Segurança, contribuiu fortemente para que Alagoas, hoje, estar entre os estados que mais reduziram a violência no país.

“Alagoas é feliz por estar vendo essa formatura de heróis. Vocês têm o reconhecimento do povo alagoano por todas as vezes que levantam voo para salvar vidas, seja nas missões de salvamento.  Vocês têm responsabilidade direta por tudo que Alagoas tem avançado em Segurança Pública”, disse o secretário.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL