Com investimento de R$ 8,4 milhões, governo inaugura CISP tipo II em Rio Largo

Por ASCOM às 15/03/2022 10:14

Governo chega a marca de 35 Centros Integrados entregues, reduzindo cada vez mais a violência no estado

Texto de Paula Berle

Seguindo com a reestruturação e modernização dos órgãos de segurança pública de Alagoas, o governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto entregaram à população, nesta segunda-feira (14), o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Rio Largo. O equipamento está orçado em R$ 8,4 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

O prédio é o segundo do tipo II entregue pelo Governo de Alagoas na região metropolitana e está localizado às margens da BR-104, ponto estratégico para a execução de ações ostensivas, fechando o cerco contra a criminalidade.

Os CISPs do tipo II são maiores que os do tipo I por estarem presentes em cidades mais populosas. Esses equipamentos têm um total de 1380 metros quadrados, comportando mais efetivos policiais, proporcionando agilidade e comodidade para os cidadãos que buscam atendimento e melhores condições de trabalho para as equipes das polícias Civil e Militar.

A PM, por exemplo, terá sala para a Inteligência, de planejamento de operações, posto de identificação, centro de operações (Copom), alojamento para oficiais e praças divididos para homens e mulheres, vestiários, sala de reuniões, reserva de armas e depósito.

Já a PC terá sala para o chefe de operações, cartório distrital e regional, depósito, alojamentos para delegados e agentes e sala de reuniões. Na área comum haverá copa, recepção, sala para confecção de Boletim de Ocorrência, auditório, depósito e refeitório.

Outro diferencial do CISP tipo II são as celas, construídas para abrigar até 32 custodiados em cinco celas, divididas entre presos do sexo feminino, masculino e para menores e a sala de identificação, que auxilia a Polícia Civil na confirmação da identidade de suspeitos, preservando a identidade da testemunhas.

Durante os últimos sete anos, quando teve início a política de integração dos CISPs, o Governo de Alagoas entregou quatro unidades desse tipo na região metropolitana. Esses equipamentos, combinados com outros investimentos, vêm transformando a Segurança Pública em Alagoas a cada mês, levando a diminuições expressivas dos índices de violência no estado, que já foi considerado um dos mais violentos do país e que, hoje, se destaca pelo combate à criminalidade.

“Rio Largo representava umas das cidades mais violentas do Brasil um dia desses. Hoje, ao fim desse ciclo de Governo, nós estamos com a redução de homicídio de 60% em relação aos anos 12, 13 e 14. Um novo tempo da segurança. Esse equipamento vai facilitar o trabalho que tem dado resultado”, explicou o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar, reforçando que a cidade saiu da lista das 100 mais violentas para a lista das que mais reduz violência.

Já estão em funcionamento CISPs nas cidades de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José da Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe, Joaquim Gomes, Porto Real do Colégio, Craíbas, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Porto de Pedras, Palmeira dos Índios e Piaçabuçu.

Estão em construção uma unidade do tipo III, em Santana do Ipanema, duas unidades do tipo II, em Atalaia e Piranhas, e dez do tipo I, no distrito de Pindorama, em Coruripe, Traipu, Paripueira, Cacimbinhas, Jequiá da Praia, Inhapi, Água Branca, Colônia Leopoldina, Barra de São Miguel e Estrela de Alagoas que, em breve, serão entregues à população.