Cerimônia da SSP marca lançamento de documentos para prevenção e combate à violência contra a mulher

Por ASCOM às 17/03/2022 17:40

Representantes de órgãos que compõem a rede de apoio e combate a violência participaram do evento

Texto de Paula Berle 

Foi lançado nesta quarta-feira (17), pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio da Comissão Mulher Segura, o Mapa da Violência Contra a Mulher em Alagoas 2021, documento que busca identificar e qualificar casos de violência de gênero no estado. A cerimônia, realizada no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, também marcou a divulgação do Protocolo de atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica.

Essa primeira edição do mapa da violência foi desenvolvida através de informações das bases de dados da Assessoria Técnica de Estatística e Análise Criminal (ASSTEAC), da Polícia Civil, e do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (NEAC), da SSP/AL. Para acessar o documento clique aqui.

Segundo a Tenente Coronel Camila Paiva, presidente da comissão, esse documento, que contém dados com perfis das vítimas por cor, idade, escolaridade, município e região, vai permitir que órgãos de todo o estado possam direcionar políticas públicas para os locais mais críticos, atuando na prevenção da violência. “O mapa mostra como é importante colher esses dados na hora do atendimento a essas ocorrências. Com ele, todas as instituições que compõem a rede de atendimento à mulher poderão fazer uma análise de suas políticas e desenvolver novas metodologias baseadas nos números”, explicou durante a apresentação do documento.

A cerimônia também contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que comentou sobre a importância dessa comissão, criada há um ano, no atendimento a vítimas de violência de gênero. “O mapa nos ajuda a desenvolver políticas públicas mais eficientes e isso é fundamental. Acredito que essas ferramentas vão ajudar a vencer esse quadro preocupante de violência contra a mulher. Em parceria com outras instituições, estamos conseguindo ter um olhar cada vez mais direcionado para esse fortalecimento”, afirmou.

Também estiveram presentes na ocasião a Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva, o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Wellington Bittencourt, a comandante da Patrulha Maria da Penha, Tenente Coronel Márcia Daniele Assunção, a representante da Secretaria de Saúde, Camille Wanderley, a superintendente de Políticas para Mulher, Dilma Pinheiro, além de outros representantes de órgãos que atuam no combate a violência contra a mulher em Alagoas.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL