Em coletiva, Segurança Pública detalha como ocorrerá exercício simulado do Plano de Defesa

Por ASCOM às 23/03/2022 17:14

Treinamento será realizado nos municípios de Palmeira dos Índios e Arapiraca na noite desta quinta-feira

 

Está quase tudo pronto para o exercício simulado do Plano de Defesa realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), nos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios. A ação foi detalhada em coletiva com a cúpula da Segurança Pública na sede da pasta, na tarde desta quarta-feira (24).

A ideia de simular na prática um ataque criminoso que foge da normalidade – como é um assalto a banco na modalidade do Novo Cangaço ou Domínio de Cidades – visa capacitar as forças policiais para uma resposta rápida e aceitável frente à ação de organizações criminosas. Estes treinamentos com simulações reais são uma tendência nas polícias em todo o Brasil e será o primeiro a ser executado em Alagoas.

A primeira parte do exercício acontecerá em Palmeira dos Índios, às 22h, onde haverá simulação de explosão na agência bancária. Na sequência, o exercício simulado segue em Arapiraca, onde, a partir de meia-noite, haverá simulação de explosão em outra agência bancária com reféns e uma tentativa de invasão do Serviço Reservado de Tesouraria (Seret).

O secretário da Segurança Pública, coronel Elias Oliveira, destacou a importância do treinamento das forças policiais alagoanas e agradeceu a colaboração da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul em compartilhar sua expertise neste tipo de ação.

“É a primeira vez que Alagoas fará um exercício simulado deste tipo. Nossas forças policiais vão aplicar na prática o conhecimento técnico, deixando claro sua preparação para atuar em crimes desta natureza. Ao longo das últimas semanas, nossos policiais participaram de várias atividades de inteligência e exercícios práticos voltados a aprimorarem suas habilidades técnicas no combate ao crime”, explicou.

O tenente-coronel Vinícius de Souza, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (PMMS), veio para Alagoas trazer a experiência vivida no seu estado e explica que a ação é segura, sendo importante para preparar as forças de segurança para este tipo de situação.

“O simulado vai contar com a participação de policiais altamente treinados e é importante porque preparar as polícias para uma resposta mais rápida e eficiente nessas situações. Além de policiais do Mato Grosso do Sul, os treinamentos contaram também com a participação do agente da Polícia Federal Ricardo Matias, que possui um alto nível técnico de conhecimento, muito importante para as forças policiais envolvidas. A população de Arapiraca e Palmeira dos Índios pode ficar tranquila quanto a este treinamento”, disse o oficial superior.

O comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMAL, major Henrique Jatobá explicou que o simulado fez parte do cronograma do 2º Simpósio de Análise de Cenários, promovido pela SSP, por meio da Assessoria de Inteligência, e o Batalhão de Operações Policiais Especiais. Ele reforçou que o treinamento não oferece riscos à população que for assistir, mas que será uma forma também de divulgar o alto nível técnico das forças policiais de Alagoas para combater ações criminosas.

“A população está convidada a assistir o simulado. Esta será uma verdadeira demonstração de força, deixando claro para a criminalidade que Alagoas está preparada para combater assaltos a banco. Arapiraca e Palmeira dos Índios foram escolhidas para sediar este treinamento pois reúnem as características que criminosos levam em consideração ao realizar um domínio de cidades. Então desta forma, vamos treinar de forma real a como atuar da melhor maneira possível”, disse.

Estarão envolvidos no Plano de Defesa a SSP, BOPE, o 3º Batalhão, a Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, instituições bancárias, de transporte de valores e a sociedade civil em geral.

Também participaram da coletiva o comandante geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), coronel Wellington Bittencourt, o delegado geral da Polícia Civil de Alagoas (PCAL), delegado Carlos Reis, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), coronel André Madeiro, e o Perito Geral da Perícia Oficial de Alagoas (POAL), Manoel Messias.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL