Chefia de Prevenção da SSP promove reunião para definir diretrizes do projeto “Idoso Protegido”

Por ASCOM às 05/04/2022 12:11

Encontro contou a presença de representantes de órgãos da rede de proteção à pessoa idosa

Texto de Paula Berle 

Visando o desenvolvimento do projeto “Idoso Protegido”, a Chefia de Articulação Política de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL)  promoveu, nesta terça-feira (05), uma reunião com as instituições que fazem parte da rede de proteção à pessoa idosa em Alagoas.

Durante o encontro, foram definidas as etapas de atendimento às denúncias de maus tratos recebidas pelo Disque Denúncia 181 e encaminhadas às Bases Comunitárias da Polícia Militar. O organograma prevê assistência a todos os tipos de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou sexual.

Segundo Suely Cavalcante, da Chefia de Prevenção da SSP, essa reunião é importante para integrar todas as instituições, esclarecendo o papel de cada uma nessa política pública. “Vamos redesenhar as competências de cada participante do projeto, para que, a partir daí, possamos desenvolver as diretrizes e institucionalizar o ‘Idoso Protegido’, através de uma portaria”, explicou.

O projeto, criado há quatro anos, funciona em todas as oito Bases Comunitárias da PM, proporcionando um atendimento especializado para idosos em situação de vulnerabilidade social. Durante a reunião, algumas dessas ocorrências foram utilizadas para estudos de caso, permitindo o aprofundamento da discussão. 

A reunião contou a participação de integrantes do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI), da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Ronda no Bairro, do Núcleo de Polícia Comunitária (NPC) e do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária (CGCDHPC) da Polícia Militar, do Disque denúncia 181 e dos comandantes das Bases Comunitárias da PM.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL