Alagoas é o primeiro estado do país a criar comitê gestor de busca por pessoas desaparecidas

Por ASCOM às 08/04/2022 15:31

Posse dos membros do comitê aconteceu nesta sexta-feira (08), na sede da SSP

Texto de Vanessa Siqueira

Alagoas deu um importante passo, nesta sexta-feira (08), ao ser o primeiro estado do país a nomear um comitê gestor estadual de política nacional de busca por pessoas desaparecidas. A posse dos integrantes aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro.

O comitê gestor é o primeiro passo realizado após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, firmado no dia 1º entre a SSP e o Ministério Público Estadual (MPE), para implantação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) e a execução do Programa de Identificação e Localização de Desaparecidos (PLID) em Alagoas.

Segundo Diogo Nilo, chefe do Instituto Médico Legal de Maceió (IML) e que será a autoridade central estadual do Comitê, o grupo será composto por representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Assistência Social e membros da sociedade civil e terá como objetivo propor melhorias nas políticas públicas que visam buscar pessoas desaparecidas em Alagoas.

“Não havia uma estruturação do Estado para a busca por desaparecidos e agora com a nomeação do comitê gestor poderemos fazer essa estruturação para conseguir enxergar o objeto de trabalho e propor melhorias para que familiares tenham esse aporte do estado nesta busca por um ente desaparecido”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública, Elias Oliveira, parabenizou a iniciativa e destacou a importância do trabalho que será realizado para fortalecer as políticas de segurança pública na busca por pessoas desaparecidas.

“Fico muito feliz com a posse do comitê, pois irá juntar esforços à Segurança Pública para minorar o sofrimento de famílias alagoanas que buscam por um ente desaparecido. Iremos desempenhar também algumas ações internas e realizar campanhas de conscientização e divulgação, o que será muito importante nessa luta”, disse.

Estiveram presentes o gestor do comitê, Diogo Nilo, a perita criminal Rosana Coutinho, os papiloscopistas Marcelo Casado e Luciane Lima, o delegado Ronilson Medeiros, a major Aline, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, as representantes da assistência social Aline Rosa e Marluce Pereira, a conselheira tutelar Vera Leite Costa de Nazaré, a coordenadora geral do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil (FETIPAT) Nelma Nunes, e a representante da sociedade civil Arísia Barros.

Também esteve presente a assessora parlamentar Djane Olegário e o perito geral da Polícia Científica de Alagoas Manoel Melo.