Ocorrências de violência contra a mulher recebidas pelo 190 tem 99% de atendimento no 1º trimestre

Por ASCOM às 13/04/2022 12:54

Atendimento a ocorrências de violência contra a mulher tem prioridade no atendimento

Texto de Vanessa Siqueira

O atendimento de casos de violência contra a mulher é uma das prioridades da Segurança Pública de Alagoas. Qualquer alagoana que se sentir ameaçada ou em situação de perigo pode buscar auxílio das forças policiais por meio do 190. A prova desse olhar atento é o percentual de atendimentos de ocorrências desta natureza, que no primeiro trimestre do ano ficou em 99%.

Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), de janeiro a março, foram registradas 3.433 ocorrências com base na Lei Maria da Penha em todo o estado. Deste total, 2.106 foram registradas em Maceió e região Metropolitana, e as demais 1.305 nos municípios do interior do estado.

A Lei Maria da Penha inclui os crimes de ameaça, calúnia, dano, descumprimento de medida protetiva, difamação, injúria, lesão corporal e violência contra a mulher.

A boa notícia é que deste total, 99% dessas ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) via 190 são atendidas pela Polícia Militar. As ocorrências não atendidas se enquadram em ocorrências duplicadas, falta de recursos ou casos em que as viaturas ao chegarem ao local do fato constatam que não há necessidade de atendimento.

De acordo com os dados, somente no mês de março o 190 recebeu 1225 ocorrências desta natureza e 1211 foram atendidas, um percentual de 99% de atendimento. As cidades de Marechal Deodoro, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Taquarana, Barra de Santo Antônio, Campo Alegre, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos tiveram 100% das ocorrências solicitadas atendidas pela Polícia Militar. Já Maceió registrou 99,1% de atendimento das ligações via 190 para casos de violência contra a mulher.

Segundo o chefe do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), major Alberto Silva, a quantidade de ocorrências atendidas pelas forças de segurança demonstra o cuidado que há em evitar que as mulheres sejam vítimas de violência em Alagoas.

Assim que o Ciosp recebe uma ligação que se trata de violência contra a mulher, os atendentes são a orientados a cadastrar o fato como prioridade no sistema. A informação é enviada às mesas de operadores, que repassam às guarnições o pedido de atendimento prioritário.

“As ligações que chegam via 190 sobre violência contra a mulher tem prioridade total no atendimento. Temos um protocolo em que as ocorrências que estão inseridas na Lei Maria da Penha possuem prioridade no atendimento. É importante deixar claro para as mulheres alagoanas que a Segurança Pública e o serviço do 190 estão à disposição para combater ocorrências de violência desta natureza”, afirmou.

Além do 190, as mulheres alagoanas também podem solicitar ajuda nestes casos por meio do aplicativo Salve Maria. O aplicativo conta com uma interface interativa, de fácil utilização, que permite a vítima acionar os mecanismos de defesa em casos de violência contra a mulher. Por meio deste serviço, a polícia pode ser acionada com a opção “botão do pânico”, além de também ser possível o envio de denúncias anônimas sobre agressões (físicas, morais ou psicológicas), com detalhamento de informações, fotos e vídeos. O aplicativo está disponível para download no Google Play e na Apple Store.