Comissão Mulher Segura capacita agentes de segurança para aprimorar atendimento em casos de violência contra a mulher

Por ASCOM às 18/05/2022 12:36

Texto de Paula Berle

Com o objetivo de proporcionar um atendimento humanizado para vítimas de violência contra à mulher em Alagoas, a Comissão Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública (SSP) iniciou, nesta quarta-feira (18), a capacitação de forças de segurança através das diretrizes do “Protocolo de Atendimento Humanizado às Ocorrências de Violência Contra a Mulher”.

A primeira turma foi composta por bombeiros militares que atuam no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), como teleatendentes do número de emergência 193, do Corpo de Bombeiros.

Através da palestra ministrada pela presidente da comissão, Tenente-coronel BM Camila Paiva, a equipe recebeu orientações sobre como oferecer um atendimento mais rápido e especializado nesses casos, proporcionando uma melhor assistência à vítima. 

“Após lançar o protocolo, em março, a comissão iniciou o planejamento para colocá-lo em prática. É preciso que os agentes de segurança sigam o protocolo, dando um atendimento mais humanizado e de maior qualidade à mulher, que já chega fragilizada pela situação de violência”, explicou a presidente.

Segundo ela, a capacitação deverá ser ministrada para agentes de segurança de todo o estado,  tornando o modelo de atendimento um padrão em todas as esferas da segurança pública de Alagoas. 

Reunião 

A presidente da comissão também se reuniu com o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, para apresentar o protocolo e os projetos da comissão que estão em andamento. A Tenente-coronel explicou que o projeto é uma referência para outros estados, que tem buscado implantar comissões semelhantes que sigam o modelo desenvolvido em Alagoas.

Segundo o secretário, o combate a violência de gênero também é uma pauta prioritária na sua gestão que deve, através das forças de segurança, priorizar as ações de prevenção a violência contra a mulher.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL