Segurança Pública dá início ao 4º Estágio de Plano de Defesa, em Penedo

Por ASCOM às 07/11/2022 18:09 - Atualizado em 11/11/2022 13:21

Evento vai contar com exercício simulado no município ribeirinho e também em Coruripe
Texto de Roberison Xavier
Na manhã desta segunda-feira (07)  a Secretaria de Estado da Segurança Pública deu início ao 4º Estágio de Plano de Defesa. A abertura da capacitação, que visa ajudar no combate a ações de Domínio de Cidades ou “Novo Cangaço”, consideradas crises de alta complexidade, ocorreu com um simpósio realizado na Casa da Aposentadoria, localizada no Centro Histórico de Penedo, no Baixo São Francisco.

O evento contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, que falou da importância da instrução. “Quem treina tem mais possibilidade de resolver o problema quando ele chegar. É preciso ter um planejamento com o disciplinamento das ações que devem ser executadas. Estamos realizando esse plano em vários pontos do estado, desta vem num ponto importante da divisa com Sergipe, pois a tropa das forças de segurança de todas as regiões precisam estar aptas a atuar quando necessário”, afirmou o secretário Flávio Saraiva.

O secretário executivo de Políticas Públicas da SSP, tenente-coronel Patrick Madeiro, também reforçou a importância do treinamento para a excelência no combate a este tipo de ação criminosa. “O estágio vai ajudar na atuação imediata em qualquer tipo de confronto em domínios de cidade, como também em situações que fujam da normalidade do dia a dia. Ele acontece de forma integrada com as forças de segurança dos dois estados, com o serviço de inteligência das instituições financeiras, empresas de vigilância e de proteção patrimonial”, disse ele.

Durante a abertura, após as falas institucionais do secretário Flávio Saraiva e do Comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, o delegado Caio Rodrigues, titular da Seção de Combate a roubo a bancos da Polícia Civil de Alagoas, ministrou uma palestra para os profissionais que participarão do estágio.

O delegado mostrou um panorama sobre esse tipo de crime no estado e no Nordeste, e fez uma análise de algumas ações efetuadas em cidades alagoanas, mostrando o modus operandi dos bandidos, imagens do crime e como as equipes policiais chegaram até os envolvidos.

Nos próximos três dias, os integrantes da segurança pública vão dar continuidade com as instruções, que serão realizadas na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que fica às margens da AL-105, no município ribeirinho.

“De hoje até a quinta-feira, os alunos vão ter instruções desde Noções de Gerenciamento de Crises, passando pelo histórico de assaltos a bancos e sua evolução. No final do estágio, eles vão confeccionar, em metodologia própria, o Plano de Defesa da região que será apresentado à tropa. Os agentes depois desempenharão o plano numa simulação, que deve chegar aos moldes da realidade, para que a gente possa testar sua eficiência. Em seguida, será apresentado às autoridades todo o plano e entregue o trabalho acadêmico do que foi feito durante a semana”, enfatizou o coordenador do estágio, capitão Diego Mahatma.

Também participaram do evento, o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Wagner Coutinho; o chefe de Segurança da Prossegur, coronel RR PM-SE Maurício Iunes; o chefe especial de Inteligência da SSP, major Raumário Gerônimo; os gestores de gerenciamento de risco e de operações da Brinks, Moisés Valença e Danilo Fernandes, respectivamente; o chefe da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Penedo, sargento Geraldo Sabino; o superintendente de Transporte e Trânsito de Coruripe, Geison Silva; além de representantes das Forças Armadas, do Banco do Nordeste e da Usina Coruripe.

Exercício simulado

O Plano de Defesa será encerrado com um exercício simulado, onde serão colocadas em prática as estratégias para lidar com ocorrências de alta complexidade, como ocorrem nos ataques a banco.

O simulado de domínio de cidades acontecerá simultaneamente nos municípios de Penedo e Coruripe, entre a noite da próxima quinta-feira (11) e a madrugada de sexta (12).

A atividade vai orientar a população em geral, instituições financeiras e a iniciativa privada para os procedimentos que devem ser adotados ao se notar qualquer movimentação suspeita de grupos criminosos na cidade.

“Coruripe terá a simulação de uma explosão a uma agência bancária como se fosse um chamariz de um outro assalto maior, que será simulado em Penedo. Primeiro o estouro será a um banco de Coruripe e depois na agência de Penedo. Encerraremos as ações com a negociação da liberação de reféns”, finalizou o coordenador do estágio reforçando à atenção aos moradores das duas cidades sobre os possíveis barulhos que devem ocorrer durante o exercício, como explosões de bombas e disparos de arma de fogo.