Policiais militares recebem instruções sobre a ferramenta Alerta Celular, da SSP

Por ASCOM às 23/11/2022 11:26

Integrantes de Bases Comunitárias de Segurança puderam tirar dúvidas sobre ferramenta

Texto de Roberison Xavier

Na manhã desta quarta-feira (23), a Chefia de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Segurança Pública ministrou uma capacitação para policiais militares sobre a ferramenta Alerta Celular, que tem como principal objetivo criar um banco de dados de aparelhos celulares dos alagoanos e assim coibir a ação de assaltantes.

Durante a instrução, coordenada pelo chefe da TI da SSP, major Anderson Cabral, e pelo chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da SSP, sargento Ulisses Vasconcelos, os integrantes das Bases Comunitárias de Segurança (BCS) tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o sistema, que contará com o apoio da população no combate à criminalidade.

O Alerta Celular Alagoas, que já está disponível para a população, colaborará para coibir casos de roubo ou furto de aparelhos telefônicos. A ferramenta coletará informações a respeito dos aparelhos e guardará os dados para possível cruzamento dos elementos com celulares roubados que forem recuperados pelas forças policiais.

Para que o cruzamento possa ser feito, o cidadão precisará realizar um cadastro no site https://alertacelular.al.gov.br, preenchendo um formulário. Após fazer o cadastro e login, o usuário terá que adicionar o dispositivo, inserindo as informações sobre o aparelho, como marca, modelo e IMEI.

A forma mais simples para descobrir o IMEI é pelo discador nativo. Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente o número será exibido na tela. Outra possibilidade é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer a informação numa etiqueta. A nota fiscal também pode conter o IMEI.

É aconselhável que seja feito o cadastro logo após a compra do aparelho. Lembre-se: aparelho cadastrado é mais fácil de ser recuperado! Após conseguir recuperá-lo, a Polícia Civil entrará em contato através do e-mail cadastrado.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL