PM realiza formatura de 88 anos do projeto Pelotão Mirim

Por ASCOM às 19/12/2022 10:22

Solenidade foi realizada no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca, com a presença de familiares dos alunos

Texto de Ascom PM-AL

O 3º BPM formou, na noite desta quinta-feira (15), mais uma turma do projeto Pelotão Mirim. A turma recebeu o nome do atual comandante da unidade, Tenente-coronel Luciano Felizardo. Ao todo, 88 alunos mirins conseguiram se formar em uma cerimônia no ginásio João Paulo II, no Centro de Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

Participaram da solenidade, o comandante do 3º BPM e homenageado da turma 2022, Tenente-coronel Luciano Felizardo, o secretário de Ordem Pública de Arapiraca, Coronel da reserva Ênio Bolivar, o subcomandante do 3º BPM, Major Jefferson Canuto, além de oficiais do 3º BPM e de outras unidades do interior de Alagoas, representantes de prefeituras e empresas parceiras do projeto, diretores de escolas atendidas pelo Pelotão Mirim e familiares e amigos dos formandos.

A Banda de Música da unidade também participou do evento. Hinos militares e canções foram entoados pelos militares que fazem parte da banda.

O evento foi marcado por forte emoção em todos os momentos, especialmente, quando orador da turma fez o seu discurso e durante as apresentações artísticas e musicais realizadas pelas crianças e adolescentes. Durante o evento, as crianças também fizeram o juramento de honra e foram condecorados por seus padrinhos e madrinhas recebendo o certificado de conclusão.

Outro importante momento da formatura foi à entrega das placas de agradecimento a autoridades civis e militares envolvidas no projeto.

História do Projeto Pelotão Mirim

O projeto é sediado em Arapiraca e conta com a parceria da prefeitura da cidade e das gestões municipais de Feira Grande, Limoeiro de Anadia e Craíbas.

No Pelotão Mirim, meninos e meninas de famílias de baixa renda e com idades entre 10 e 13 anos participam de ações educativas e preventivas.

Fardados, eles recebem importantes lições sobre comportamentos saudáveis, ordem unida, noções de segurança, higiene e saúde, relações interpessoais, prevenção de incêndio, prevenções e resistência às drogas, além de participar de atividades esportivas, eventos e outras ações.

A iniciativa já formou mais de 700 crianças e adolescentes e possui pouco mais de 10 anos de existência.