Flávio Saraiva reassume para dar continuidade aos trabalhos na Segurança Pública

Por ASCOM às 02/01/2023 17:48

À frente da SSP desde maio do ano passado, Saraiva tem dado uma grande contribuição para a redução da violência no Estado

Texto de Roberison Xavier

Em solenidade presidida pelo governador Paulo Dantas, domingo (1º), no Palácio Floriano Peixoto, o delegado aposentado Flávio Saraiva foi reconduzido ao cargo de secretário de Estado da Segurança Pública. Ele reassume a pasta para dar continuidade às ações de combate à criminalidade, que têm tornado Alagoas referência para todo o país. À frente da SSP desde maio do ano passado, Saraiva tem dado uma grande contribuição para a redução da violência e o fortalecimento das forças de segurança no Estado.

Em sua primeira gestão foram inaugurados 11 Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps) em cidades do interior alagoano, como Cacimbinhas, Traipu e Paripueira. As unidades abrigam equipes das Polícias Militar e Civil, que atuam de forma conjunta na prestação de serviço à população.

Nos últimos sete meses de 2022, o Governo de Alagoas inaugurou a Delegacia Especial dos Crimes contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina e implantou o serviço 24 horas na Delegacia da Mulher, que ganhou uma nova estrutura no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Mangabeiras.

Na Polícia Científica, um dos investimentos foi a base do Instituto de Criminalística do Agreste, que começou a funcionar 24h em Arapiraca, descentralizando assim o serviço para o interior do Estado. Também foram feitas entregas de viaturas e equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar e às forças policiais.

Outro trabalho de destaque na gestão do secretário Flávio Saraiva é a criação de uma força-tarefa para dar maior agilidade ao cumprimento de mandados judiciais contra homicidas. Uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que atua na fiscalização e acompanhamento de presos que estão com tornozeleira eletrônica, vem gerando resultados positivos para a segurança estadual.

De acordo com o secretário, a previsão é que os investimentos continuem a ser destinados para o combate ao crime em Alagoas. “Temos verba já destinada para a construção de mais dois Centro Integrados em Maceió, que vão abrigar não só a PM e a PC, como o Corpo de Bombeiros. O Cisp do tipo 3 vai ter uma grande estrutura e vai contar ainda com heliponto. Também já estamos aguardando a chegada de viaturas semiblindadas, que serão destinadas às polícias Civil e Militar, e estamos finalizando a compra de mais um helicóptero, que reforçará o trabalho da segurança e da defesa civil”, afirmou Flávio Saraiva, informando também que os programas já desenvolvidos pela SSP serão continuados.

Biografia

Flávio Saraiva da Silva é advogado, consultor de Segurança e delegado aposentado da Polícia Civil de Alagoas. Formado em Direito, Agronomia e Jornalismo Digital, com especialização em Administração Policial, por meio da pós-graduação da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal; em Direito Público, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac); e como Analista de Inteligência, realizando cursos de operações especiais e proteção de dignitários em Israel, na Espanha, e nos Estados Unidos.

Além de sua atuação como titular em Delegacias Distritais e Especializadas da capital e interior, Flávio se destaca por seu trabalho à frente de diversas unidades administrativas e operacionais da Polícia Civil, já tendo atuado como coordenador do Grupo Tático Integrado de Resgate Especial (Tigre) e assumindo a diretoria do Departamento de Telecomunicações; Informações e Estatística; do Departamento de Polícia da Capital; de Recursos Especiais (DRE) e da Área Policial. Também chefiou o gabinete da Secretaria Coordenadora de Controle e Regulação Social e o gabinete da Secretaria de Justiça e Ressocialização, função que acumulava com a de secretário substituto.

Dentre suas inúmeras atuações pedagógicas, destaca-se como instrutor de tiro, direção defensiva, operações especiais e gestão da Academia de Polícia Civil de Alagoas, e ainda como instrutor convidado de operações especiais da Academia de Polícia Civil de Sergipe. Desde o dia 16 de maio de 2022 está à frente da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas.

Flavio Saraiva – Secretaria de Segurança. Foto: Pei Fon/Agencia Alagoas