Segurança Pública realiza treinamento de forças policiais com tentativa de ataque a carro forte, em Maceió

Por ASCOM às 10/02/2023 14:06

Na madrugada de quinta (9) para sexta-feira (10), a Secretaria da Segurança Pública realizou mais um treinamento da modalidade domínio de cidades, desta vez, no Centro de Maceió. A ação contou com a participação de todas as unidades operacionais da capital e o acionamento de bloqueios em todo o estado.

 

Durante o treinamento, que fez parte das atividades do 6º Estágio Técnico do Plano de Defesa, os profissionais de segurança pública colocaram em prática o método de ação planejado durante a capacitação, que aconteceu ao longo da semana, no Centro de Convenções, em Jaraguá. Uma novidade desta edição foi a presença de profissionais de segurança de todo o Nordeste, que estiveram em Alagoas para aprender mais sobre essa metodologia e compartilhar conhecimento.

 

O exercício simulou um ataque a um carro forte, que acabou mal sucedido e houve então uma tentativa de assalto a banco. Nesta ação, não ouve simulação de ataque com reféns, para demonstrar que o Plano de Defesa pode ser acionado em diversos tipos de ocorrência. No total, 73 profissionais, entre policiais civis, militares, penais e bombeiros militares participaram da simulação.

 

“A ideia desse estágio, em específico, foi tentar transmitir para todo o Nordeste a importância de que eles também acompanhem o ritmo de Alagoas, tendo em vista que o ambiente criminal tem uma característica dinâmica e os bandidos não respeitam limites administrativos que separam cada estado. Queremos replicar a metodologia em toda a região, para tornar todo o Nordeste defensável, criando assim uma blindagem ainda maior para o nosso estado”, afirmou o chefe especial de Inteligência da SSP e coordenador do 6º Estágio de Plano de Defesa, major Raumário Gerônimo.

 

A dinâmica já ocorreu em outras cidades alagoanas: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi, Japaratinga e Porto Calvo.

 

Em Maceió, já foram realizados dois exercícios simulados. Um deles contou com simulação de ataque a batalhão da PM e explosões na sede de uma empresa de vigilância e transporte de valores e numa agência bancária. O segundo foi realizado de forma simultânea também em Girau do Ponciano dentro de unidades do Sistema Prisional de Alagoas.

 

“A nossa ideia é que todos sejam treinados. O policial que está na ponta tem que compreender, se acontecer aqui em alagoas ou em outra região do nordeste, se aquela situação é um roubo comum, se é uma ação do ‘Novo Cangaço’ ou se é um domínio de cidade, porque o atendimento é diferenciado e um erro de atuação pode comprometer não só a vida dos agentes, mas também de civis. O que a gente mais prima é pela vida”, concluiu o tenente-coronel Vinícius, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM do Mato Grosso do Sul, que é um dos instrutores da capacitação.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL