Alagoas dá exemplo ao país na implantação de políticas de enfrentamento ao crime organizado

Por ASCOM às 04/04/2023 19:05

Proposta de programa nacional tem eixos semelhantes às ações já existentes no estado

No último dia 30 de março, secretários de Estado da Segurança Pública estiveram reunidos em Brasília com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública para debater estratégias de enfrentamento ao crime organizado no Brasil. Uma das propostas, que pretende criar um programa nacional para combater este tipo de crime, é semelhante ao que já é executado pelas forças de segurança de Alagoas, que vem garantindo a redução de índices criminais.

No encontro, liderado pelo ministro Flávio Dino, os participantes compartilharam informações e o Ministério colheu sugestões que contribuam para a construção de um projeto nacional de segurança pública e suas prioridades, assim como o fortalecimento da integração das forças de segurança estaduais e federais no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública, a partir do estreitamento da relação entre a União e as unidades federativas.

Entre as estratégias está a criação do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas. Este programa estará ancorado em quatro eixos principais, que englobam a integração institucional e informacional; o aumento da eficiência das polícias; o incentivo e cooperação entre entes estatais e a transversalidade de políticas públicas.

O secretário Flávio Saraiva comentou que basicamente todas as propostas para o plano são estratégias já adotadas em Alagoas e que deram certo, garantindo a melhora de indicadores criminais e a prisão de integrantes de organizações criminosas em atuação no estado.

Alagoas é um dos primeiros estados do país a implantar a integração entre as forças de segurança. Uma das principais estratégias dessa medida foi a implantação dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp). Nesses prédios, as Polícias Civil e Militar atuam de forma conjunta, garantindo mais efetividade nas ações de combate a crimes, além de beneficiar a população que busca nas unidades os serviços públicos.

“Além dos Cisps, realizamos outras ações integradas, como operações. Então virou rotina termos policiais militares, civis, bombeiros e peritos atuando de forma conjunta. Isso desburocratiza o processo de aplicação de políticas de segurança pública e garante melhores resultados. No eixo de integração informacional, hoje temos um ganho muito grande, pois nossas agências de inteligência se comunicam e atuam de forma integrada também”,  afirmou.

Nossas polícias também conseguiram aumentar sua eficiência, outro eixo previsto no programa nacional. Além de programas como o Força Tarefa e Ronda no Bairro, o secretário Flávio Saraiva determinou a intensificação de operações integradas com objetivo de cumprir mandados de prisão em aberto, dando assim fluidez e vazão a processos que necessitavam de andamento.

“Hoje nosso índice de prisões subiu bastante e estamos cumprindo mandados de prisão até aos fins de semana, algo que não era feito aqui em Alagoas. Isso passa uma mensagem muito forte ao criminoso, pois ele tem a certeza que nossas polícias estão nas ruas e irão alcançar aqueles que cometem crimes. Já a população sabe que pode contar com as forças policiais na garantia da paz social”, destacou.

Alagoas já realiza também cooperação entre entes estatais e promove políticas públicas transversais. Muitas das operações realizadas possuem colaboração de polícias de outros estados, como a Operação Escobar, deflagrada no último dia 23 de março, que prendeu integrantes de uma organização criminosa que atuava em São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Alagoas.

“Estamos realizando diversas ações que possuem a participação de órgãos de várias esferas. Recentemente assinamos um termo com municípios que reforça as ações de combate a violência contra a mulher. Também iniciamos tratativas sobre animais abandonados e estamos sempre realizando outras ações conjuntas com órgãos ligados ao Governo do Estado, OAB, Poder Judiciário e outras entidades”, disse o secretário Flávio Saraiva.