Segurança Pública inova e promove primeiro auto de prisão em flagrante virtual de Alagoas

Por ASCOM às 12/04/2023 12:47

Boletim de Ocorrência, com origem em São Miguel dos Campos, foi confeccionado pela Central de Flagrantes de Maceió

Texto de Roberison Xavier

Dando mais um passo para modernizar o serviço e dar mais agilidade ao atendimento à população alagoana, a Secretaria de Estado da Segurança Pública confeccionou o primeiro auto de prisão em flagrante de forma virtual de Alagoas.

O boletim com origem na 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), sediada em São Miguel dos Campos, foi lavrado pelo delegado plantonista da Central de Flagrantes I, localizada em Maceió. Durante a lavratura do auto de prisão em flagrante delito, realizada na última segunda-feira (10), as oitivas dos envolvidos foram ouvidas à distância, por meio de videoconferência.

Todos os depoimentos foram transcritos pelo escrivão da capital, assim como acontece nos procedimentos realizados nas delegacias normalmente, mas a ideia é que futuramente as oitivas sejam gravadas também por vídeo e fiquem armazenadas nas nuvens. A utilização das gravações em substituição aos termos físicos ainda está sendo discutida com o Poder Judiciário, Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil.

De acordo com o secretário executivo de Gestão Interna da SSP, José Carlos dos Santos, que acompanhou a confecção do primeiro flagrante, o objetivo do projeto-piloto é que, futuramente, a tecnologia contribua para dar ainda mais agilidade na lavratura dos boletins de ocorrência em todo o estado.

“Com a gravação, o procedimento de flagrante vai ser mais rápido e assim será bom tanto para a Polícia Judiciária, que vai gastar menos tempo lavrando os boletins, quanto para a Polícia Militar que vai ficar menos tempo numa delegacia e voltar mais rápido para as ações ostensivas. As oitivas gravadas trarão mais credibilidade, sendo melhor para o delegado, para a defesa do investigado e também para a análise do juiz. Com o avanço tecnológico, queremos ganhar mais tempo e também reduzir custos”, afirmou o secretário.

Conforme o projeto, três centrais virtuais devem ser criadas em Maceió. Elas vão atender todas as 11 delegacias regionais espalhadas no território alagoano, principalmente nos fins de semana, quando o atendimento à população nesses locais é reduzido para apenas cinco unidades.

“Nosso objetivo é duplicar a capilaridade das delegacias regionais da Polícia Civil. Com isso, as guarnições da Polícia Militar vão se deslocar por espaços menores para apresentar as ocorrências nos horários que excedam o expediente da delegacia da cidade. O atendimento 24 horas será ampliado para mais localidades”, concluiu José Carlos.

O primeiro flagrante virtual também foi acompanhado pelos delegados Lucimério Campos, gerente de Polícia Judiciária da 1ª Região (GPJ-1); Vinicius Ferrari, coordenador da Central de Flagrantes I; João Marcelo de Almeida, delegado regional de São Miguel dos Campos.