SSP participa de workshop sobre segurança escolar em Palmeira dos Índios

Por ASCOM às 03/05/2023 12:45

Evento discutiu estratégias e noções básicas de segurança nas escolas

Texto de Roberison Xavier

Ainda com foco no combate à violência no ambiente estudantil, a Secretaria de Estado da Segurança Pública participou do workshop “Segurança Escolar”, realizado no município de Palmeira dos Índios, na tarde dessa terça-feira (02).

No evento, promovido pela prefeitura da cidade no auditório do Campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a SSP esteve representada pela Chefia de Articulação Política e Prevenção e pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O encontro, que discutiu estratégias e noções básicas de segurança nas escolas, contou ainda com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal, além de diretores de escolas e universidades públicas e particulares, professores, secretários escolares, além de porteiros, servidores de apoio e vigilantes.

Durante o workshop, o major Iran Rego, chefe de Prevenção da SSP, apresentou protocolos básicos de prevenção e segurança nas escolas e métodos para monitorar e prevenir a ocorrência de atos violentos no ambiente escolar. Ele também explanou sobre o planejamento que deve ser seguido em casos de emergência, tanto para situações de violência, quanto em casos de incêndio.

“Estamos seguindo com a capacitação em todo o estado para que a gente reforce o trabalho preventivo. Os profissionais da educação também devem estar atentos às situações adversas e podem ajudar às forças de segurança no combate a qualquer tipo de violência”, afirmou o major Iran.

De acordo com a coordenadora do Proerd/SSP, coronel RR Valdenize Ferreira, o evento contribui para o diálogo com as equipes que atuam diretamente com os estudantes. “Fortalece o contato contínuo que a SSP já desenvolve junto às escolas e ajuda na cultura de paz, que é o que todos nós queremos para o ambiente escolar”, afirmou a oficial.

O coronel RR Enio Bolivar, secretário de Ordem Pública de Arapiraca, e o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, também participaram do workshop.