Governo de Alagoas inaugura CISP de Água Branca e leva serviços à população do Alto Sertão

Por ASCOM às 16/05/2023 10:08

Centro Integrado recebeu investimento de R$ 2,5 milhões em recursos oriundos do Tesouro Estadual

Texto de Roberison Xavier

O governador Paulo Dantas e o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, inauguram, na próxima sexta-feira (19), o 49º Centro Integrado de Segurança Pública de Alagoas. O novo Cisp está localizado às margens da AL-145, no município de Água Branca, no Alto Sertão Alagoano, tem 900 m² é do tipo I e recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões em recursos oriundos do Tesouro Estadual.

A estrutura ampla e moderna vai abrigar equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar que atuam na região. O prédio conta com sala de reuniões, alojamentos, vestuário, copa, depósito, celas, recepção, entre outros espaços de uso comum das forças de segurança e da população água-branquense que buscar atendimento.

Com a inauguração do novo equipamento de segurança, que é o nono entregue na região sertaneja, o Governo de Alagoas fortalece a política de integração entre as forças de segurança, proporcionando melhores condições de trabalho para as equipes, aprimorando o combate à criminalidade no município e promovendo a redução dos índices de violência.

Governo Trabalhando

Ainda dentro da programação do Programa Governo Trabalhando, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, além de inaugurar o Cisp de Água Branca, realizará ações preventivas e ostensivas de combate ao crime tanto na cidade, quanto em Delmiro Gouveia. As atividades serão desenvolvidas nos dias 19 e 20 de maio e também contarão com serviços à população.

No primeiro dia, equipes das forças de segurança irão promover palestras e oficinas pedagógicas. Em Delmiro, as ações acontecerão no Ginásio da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva, pela manhã. Já pela tarde, na Escola Estadual Monsenhor Sebastião Alves Bezerra, em Água Branca.

As oficinas e palestras serão sobre Primeiros socorros e acidentes domésticos; Prevenção às drogas e à violência, Educação para o trânsito, Violência doméstica, Disque-denúncia, Alerta Celular, Delegacia virtual e desaparecimento e sobre como agir durante uma abordagem policial. Além disso, também haverá interação com cães e cavalos da Polícia Militar e exposição e manobras de aeronaves. A programação da sexta-feira será concluída com um desfile pelas ruas água-branquenses.

Tanto na sexta, de 08h a 17h, quanto na manhã de sábado, equipes do Instituto de Identificação estarão emitindo documentos para a população. Profissionais da Delegacia Móvel da Polícia Civil e do Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística vão estar a postos, respectivamente, para confecção de Boletins de Ocorrências e coleta de material genético para o banco de dados de pessoas desaparecidas. A Arena de Serviços ficará no Shopping da Vila, no Centro de Delmiro, e contará ainda com uma apresentação da Banda do 3º Batalhão da PM.

Participarão das ações profissionais da SSP, por meio da Chefia de Articulação Política de Prevenção, Chefia de Políticas de Segurança à Mulher, Chefia da Tecnologia da Informação, Gerência do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Chefia de Disque-Denúncia e do Comando de Aviação do Estado. Também estarão presentes policiais da Delegacia da Mulher, Canil e Cavalaria do 3º BPM, Batalhão de Polícia Rodoviária, Batalhão de Polícia Ambiental, Patrulha Maria da Penha e bombeiros do 8º Grupamento Bombeiro Militar.