Operação Idoso Protegido resgata senhora de 60 anos com ferimentos no rosto em Maceió

Por ASCOM às 30/06/2023 18:02 - Atualizado em 04/07/2023 15:10

Vítima foi encaminhada ao HGE; Além da capital, ação integrada também ocorreu em outras seis cidades alagoanas

Texto de Roberison Xavier

No encerramento da campanha Junho Violeta, de conscientização e prevenção à violência contra os idosos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, realizou mais uma ação integrada do Programa Pessoa Idosa Protegida, na manhã desta sexta-feira (30). Durante a operação, que ocorreu em sete cidades alagoanas, uma senhora de 60 anos foi resgatada no conjunto Lucila Toledo, no bairro Cidade Universitária, na parte alta de Maceió.

A idosa foi encontrada pela guarnição da Base Comunitária de Segurança do Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd) após uma denúncia que chegou à SSP pelo Disque-denúncia, o 181. Com o olho roxo e um sangramento no nariz, ela foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra, por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar.

O irmão da vítima foi levado à Central de Flagrantes I, no Farol, para prestar esclarecimentos e, em seguida, foi liberado. Ele afirmou à autoridade policial que os ferimentos da irmã foram ocasionados por uma queda. A Delegacia Especial dos Crimes contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina irá investigar o caso. Segundo o major Iran Rego, chefe de Prevenção, o caso também continuará sendo acompanhado.

“A senhora foi levada ao hospital acompanhada de uma vizinha e iremos repassar o caso ao Centro de Referência de Assistência Social (Creas) Santa Lúcia para que seja feito o acompanhamento necessário. Nós da SSP também iremos seguir prestando a assistência que for preciso”, afirmou ele.

Quem também acompanhou as ações foi o tenente Alex Acioli, que comentou uma situação verificada na parte baixa de Maceió. “Uma das denúncias davam conta de uma situação de abandono de um senhor de 61 anos com diversas lesões, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento em março deste ano. Conforme a equipe médica, após o período de internamento, a responsável não quis levar ele para casa. Houve agravamento do estado de saúde, por causa de uma tuberculose, e no mês passado ele foi transferido para o Hospital Helvio Auto. A equipe da Base Comunitária do Vergel esteve lá e foi informada que apenas a irmã do idoso se apresentou, mas não quis fornecer endereço. Ela inclusive fez o senhor assinar uma procuração, tem mantido uma cuidadora como acompanhante dele, mas já sinalizou que não vai levá-lo quando houver alta médica. Também estaremos comunicando a situação ao Creas e pedir que a delegacia especial da Polícia Civil investigue a situação”, disse o tenente.

Durante a Operação Idoso Protegido, as equipes registraram cerca de 50 visitas. Na Capital, os endereços foram nos bairros de Ponta Verde, Benedito Bentes, Vergel do Lago, Jacintinho, Jaraguá e no conjunto Village Campestre.

Já no interior, as guarnições averiguaram denúncias de maus-tratos e abandono de incapaz nas cidades de Passo de Camaragibe, Rio Largo, Arapiraca, Craíbas, Penedo e Paripueira. No entanto, nenhum flagrante ocorreu nessas localidades. Algumas situações, que merecem acompanhamento, foram informadas aos Creas municipais e outras serão levadas ao Ministério Público Estadual.

Em uma das visitas no Agreste, as guarnições da Patrulha Maria da Penha, que estiveram em bairros de Arapiraca, não constataram o que havia sido denunciado, mas no imóvel foram encontrados dois veículos com irregularidades, como discordância nos números de placas e chassi. A Honda CG 150 Fan e a Shineray, ambas de cor preta, foram levadas à Central de Polícia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por receptação culposa.

Para o secretário Flávio Saraiva, as ações de prevenção e cuidado aos idosos também são prioridades da Segurança Pública. De acordo com ele, o Programa Pessoa Idosa Protegida será estendido também para outras cidades do território alagoano.

“Iremos ampliar ainda mais o trabalho integrado junto aos demais órgãos de proteção aos idosos, que por muitos anos doaram a sua vida pela família e muitas vezes são maltratados pelos próprios parentes. São vários tipos de violência contra a pessoa idosa e precisamos conscientizar a população sobre os cuidados necessários. Não podemos deixá-los sofrerem, iremos prestar a assistência necessária e contamos com o apoio da sociedade para responsabilizar essas pessoas que prejudicam o direito à vida dos idosos”, afirmou o gestor.

Participaram da operação equipes do BPGd, Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), 1º BPM, 3º BPM, 4º BPM, 5º BPM, 6º BPM, 8º BPM, 11º BPM, e 3ª e 5ª Companhias Independentes, além da Patrulha Maria da Penha.