Alagoas registra redução de quase 8% em crimes violentos em junho

Por ASCOM às 05/07/2023 13:51

Em dez anos, o número de homicídios para os meses de junho recuou 48%, saindo de 169 em junho de 2014, para 88 no mês passado

Texto de Carlos Nealdo / Agência Alagoas

O número de mortes violentas intencionais caiu 7,95% em junho deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2022, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (5), pelo governador Paulo Dantas e pela cúpula da Segurança Pública de Alagoas. De acordo com os dados, no mês passado o Estado registrou 81 homicídios, ante os 88 ocorridos em junho do ano passado. O levantamento não inclui as mortes violentas com intervenção policial, que chegaram a nove em junho deste ano.

Em dez anos, o número de mortes violentas no mês de junho recuou 48%, saindo de 169 homicídios em junho de 2014, para 88 no mês passado. Os dados da Secretaria de Segurança Pública revelam ainda que o número de roubos de veículo em Alagoas teve uma retração de 94,74%, saindo de 38 ocorrências em junho de 2022, para duas no mês passado. Também houve queda no número de roubos de motocicletas, que saiu 98 para 94 – um recuou de 4,08%.

Ainda de acordo com os indicadores criminais, foram presas 63 pessoas nas operações realizadas pela Força Tarefa de Inteligência, coordenada pela SSP. Deste total, foram 29 prisões de indivíduos que cometeram homicídios, 11 de integrantes de organizações criminosas, oito de pessoas acusadas de estupro de vulnerável e outras 15 prisões de outros crimes.

Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, a queda no número de roubo de veículos é resultado de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado, entre elas o aumento do número de abordagens e de pontos de bloqueio em vias e rodovias de Alagoas, o que, segundo ele, dificulta a ação dos bandidos.

Feminicídios

Em junho, Alagoas registrou estabilidade no número de feminicídios, com um caso ocorrido no mês. No acumulado do ano, as ocorrências caíram de 14 no primeiro semestre de 2022, para 12 este ano. Para o delegado-geral da Polícia Civil, a queda é resultado dos esforços do governo do Estado, que realiza um trabalho transversal entre diversas secretarias em favor não apenas da mulher, mas das minorias e da população vulnerável.

Nesse sentido, o Governo do Estado tem feito uma série de ações para melhorar o atendimento às mulheres. A Delegacia de Defesa da Mulher, por exemplo, passou a funcionar com um Núcleo de Atendimento 24 Horas, no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras. Também foi instalada uma “Sala Lilás” na Central de Flagrantes, no bairro do Farol, para atendimento a mulheres vítimas de violência.

O governador Paulo Dantas reforçou que a Segurança Pública é uma das prioridades do seu governo. Nesse sentido, ele informou que o Estado está reforçando ainda mais a área, com ampliação do trabalho da Força Tarefa e da Ronda no Bairro. Além disso, anunciou a construção de quatro Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) tipo III, que abrigará as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. A estrutura também contará com heliponto, que será utilizado pelo Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

“Temos que manter o número de efetivo adequado, para garantir a presença da polícia nas ruas, ocupando espaço. Estamos com um grupo de aproximadamente mil policiais em formação, que estarão à disposição da sociedade a partir do início do próximo ano, [e vamos] investir ainda mais em inovação e tecnologia, e para isso estamos contando com o apoio do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento]”, disse.