Polícia Militar inicia 4ª edição do Curso de Operações de Inteligência

Por ASCOM às 22/08/2023 12:50

Entre os matriculados estão integrantes das Polícias Civil e Penal de Alagoas, além de militares de nove estados brasileiros

Ascom PM

Mais uma jornada de qualificação e aperfeiçoamento começa na Polícia Militar de Alagoas. Na manhã desta segunda-feira (21), a corporação promoveu a aula inaugural do IV Curso de Operações de Inteligência (COI/ 2023). A turma é composta por 37 alunos da própria PM e de outras 12 instituições de segurança pública.

Estão matriculados 20 PMs alagoanos, sendo cinco oficiais e 15 praças. Entre os alunos estão também integrantes das polícias Civil e Penal, com três representantes cada. A turma conta também com dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um representante de cada uma das seguintes PMs coirmãs: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Amapá, Mato Groso, Paraíba, Sergipe, Bahia e Paraná.

Na solenidade de abertura, realizada na Academia de Polícia Militar, no Trapiche da Barra, o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, enalteceu a importância da qualificação para a atividade profissional. Segundo ele, a integração promovida pelas forças de segurança na área da inteligência tem assegurado a redução da criminalidade.

“Tem sido um trabalho fundamental no combate à criminalidade. A qualidade na formação do serviço de inteligência tem possibilitado que Alagoas se torne referência para o país, graças ao empenho que tem sido empregado pelos profissionais da segurança pública. Essa capacitação contará com excelentes instrutores e a participação de agentes de outros estados demonstra o quanto eles confiam na instrução ministrada em solo alagoano”, afirmou o secretário.

Além de agradecer o apoio da SSP e o empenho de cada um dos que são responsáveis pelo andamento deste curso, o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim explicou que a atividade de inteligência é de suma importância para instituição e para a segurança pública como um todo.

“Os senhores e as senhoras policiais militares e representantes de nossas coirmãs estão de parabéns por abraçarem esse propósito. Agradecemos a confiança dos comandantes de outros estados e instituições que enviaram seus representantes para esse momento de enriquecimento junto à nossa corporação. Este comandante-geral deseja a todos um excelente curso”.

COI 2023

Coordenado pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, o curso possui carga horária de 102 horas-aula, e tem como objetivo de aperfeiçoar o conhecimento para o desenvolvimento de ações do serviço velado. Sob a vertente de operações de inteligência, o COI une teoria e prática das principais ações de coleta e busca, com o emprego de técnicas operacionais para obtenção de dados.

As instruções serão ministradas por profissionais de segurança pública com vasta experiência na temática, incluindo disciplinas e conteúdos que envolvem fundamentos da atividade de inteligência e de operações de inteligência, documentos, comunicação sigilosa, observação, memorização e descrição, disfarce, entre outros.