Operação Shamar: Segurança Pública promove palestras em Inhapi e Maceió

Por ASCOM às 04/09/2023 11:53

Chefia de Políticas de Segurança à Mulher também participou de caminhada educativa em Colônia Leopoldina

Palestras de conscientização sobre o combate à violência contra mulheres são ministradas em Alagoas

As atividades da operação Shamar em Alagoas continuam com ações ostensivas e preventivas. A chefia de Políticas de Segurança à Mulher, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), promoveu palestras em duas cidades alagoanas, como forma de conscientizar sobre o combate à violência doméstica e familiar contra o público feminino.

Em uma das ações realizadas no município de Inhapi, a chefe do setor, coronel Camila Paiva, conversou com a população sertaneja, na última sexta-feira (1º), sobre a importante participação das pessoas no trabalho conjunto contra a criminalidade. A palestra educativa contou com a participação de servidores e alunos da rede municipal.

No mesmo dia, mas em Maceió, a equipe da SSP palestrou para internos do Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos Valle Serenidade, sediado no bairro de Santa Amélia. O local atende pessoas que estão em busca de recomeçar a vida, prezando pela humanização, acolhimento e qualificação.

Ainda como parte das ações que integram o trabalho da operação Shamar, a SSP e uma guarnição da 2ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) também participaram de uma caminhada pelas ruas de Colônia Leopoldina, no Norte de Alagoas. A Shamar é coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp) do Ministério da Justiça, e é promovida com a colaboração integrada das forças de segurança de todos os estados da federação.

O evento, organizado pela Secretaria de Assistência Social de Colônia Leopoldina, ocorreu na quarta-feira (30) e exibiu faixas com mensagens educativas produzidas por estudantes da rede pública municipal. Para a chefe de Políticas de Segurança à Mulher, ações como essa são fundamentais para a redução da criminalidade, em especial contra o público feminino.

“Foi emocionante ver toda a cidade, gestores, secretarias, funcionários, alunos, população em geral envolvidos nesse trabalho de conscientização pelo fim dessa violência tão injusta, covarde e criminosa que é a violência doméstica e familiar”, afirmou a coronel Camila.

A operação nacional conta com o apoio do Ministério das Mulheres e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais. Em Alagoas a operação está sendo coordenada pela Chefia de Políticas de Segurança à Mulher da SSP, com apoio das Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil, e da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar. Além de ações educativas, diversas denúncias recebidas pelos 180 e 181 estão sendo averiguadas, além de cumprimentos de mandados judiciais contra feminicidas.