Novo CISP garante mais segurança aos moradores de Colônia Leopoldina

Por ASCOM às 28/09/2023 09:43

Além da entrega do 52° equipamento de segurança integrado, Paulo Dantas inaugurou obras do Minha Cidade Linda e anunciou a execução da segunda etapa do programa no município

Fabia Assumpção / Agência Alagoas

O 52° Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) foi inaugurado pelo governador Paulo Dantas – o 13° na sua gestão – na tarde desta quarta-feira (27) no município de Colônia Leopoldina, beneficiando mais de 21 mil moradores da cidade. “Esse é 7º Centro Integrado de Segurança Pública nessa região, com investimento global até o momento na ordem de R$ 157 milhões. Foram equipamentos como esse que tiraram Alagoas da lanterninha entre os Estados brasileiros na área de segurança pública, quando ocupávamos o ranking de estado mais violento do Brasil”, afirmou o governador. “Essa realidade mudou a partir de estratégias como os Cisps. Estamos fazendo esse trabalho de transformação, unindo esforços com os prefeitos, como em Colônia Leopoldina, para oferecer mais serviços de qualidade à população do município”, ressaltou o governador.

A nova unidade do CISP está localizada na BR-416, na entrada da cidade. Paulo lembrou que o Governo vem investindo cada vez mais na área de segurança, com o reforço de mais mil policiais militares e 300 policiais civis, formando novos perito criminais, policiais penais e integrantes do Corpo de Bombeiros. “Investir em segurança é garantir a vinda de mais negócios para Alagoas, Estado que terá melhor desempenho econômico no país, com um PIB de 6,9% em 2023, maior que a média de todos os estados do Nordeste, de 3,2%, e do Brasil, de 2,8%”, observou o governador.

Durante a solenidade, foi feita a entrega das chaves das novas viaturas das polícias Civil e Militar a integrantes das forças policiais.

Com 900 m², o Cisp recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões em recursos do Tesouro Estadual. O prédio conta com sala de reuniões, alojamentos, vestuário, copa, depósito, celas, recepção, entre outros espaços de uso comum das forças de segurança e da população leopoldinense que buscar atendimento. Também possui uma Sala Lilás para atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, enfatizou que de junho de 2022 até agora, o Estado já investiu R$ 315 milhões na área de segurança. “A entrega de mais um CISP é a materialização da integração das forças policiais, em especial a Policia Militar e a Policia Civil”, salientou Saraiva, acentuando que os investimentos na segurança pública nos últimos anos resultaram na redução da criminalidade no Estado. “Somos o Estado que mais reduziu os crimes de homicídios nos últimos meses”, destacou.

Minha Cidade Linda

Ainda em Colônia Leopoldina, o governador Paulo Dantas, o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e o prefeito Manuilson Andrade, entregaram 35 ruas que receberam pavimentação em paralelepípedos, compreendendo uma extensão de 4,5 Km, além de duas praças dotadas de kits de ginásticas ao ar livre, playground e áreas de convivência. “Isso garante mais qualidade de vida para os moradores, que não enfrentarão mais a poeira no período de verão e a lama na época no inverno”, observou Paulo Dantas, que anunciou a execução da segunda etapa do Minha Cidade Linda, que vai assegurar a pavimentação em todas às ruas do município.

O prefeito de Colônia Leopoldina salientou que, além do Cisp, a pavimentação das ruas garante mais segurança à população. “Com a pavimentação conseguimos colocar iluminação de led em todas às ruas, o que garante mais segurança para a população dessas ruas”, explicou. Nessa obra foram utilizados recursos da ordem de R$ 4,8 milhões, do Tesouro Estadual.

Creche e Unidade Mista

O governador Paulo Dantas também participou, ao lado prefeito Manuilson Andrade, do descerramento da placa de inauguração da Creche Municipal Professora Maria Anita Borges Mendonça, que atenderá a 223 crianças de 0 a 3 anos em tempo integral, fornecendo mais de 15 mil refeições ao mês. “Queremos parabenizar o prefeito e a equipe da Secretaria Municipal de Educação por esse importante equipamento para levar educação de qualidade e bem estar para nossas crianças”, disse o governador. “São essas parcerias entre os municípios e o Governo de Alagoas que vão consolidar o crescimento da educação em Alagoas. Hoje somos o 3° do Nordeste e o 14° no Brasil no índice de educação, e queremos chegar a 10° colocação. E só vamos conseguir isso com programas como esse de Colônia Leopoldina”, acentuou Paulo.

O governador visitou ainda as obras de reforma da Unidade Mista Maria Loureiro Cavalcanti, que está sendo realizada por meio de convênio com o Governo do Estado. A unidade presta atendimento básico, e faz parte da Rede Cegonha para realização de partos, atendendo pacientes de outros municípios da região.