Segurança Pública deflagra três operações e prende 11 pessoas em Alagoas

Por ASCOM às 26/10/2023 08:57

Ações visam desarticular grupos criminosos que atuam no tráfico de drogas e outros crimes

Vanessa Siqueira / Ascom SSP

A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP) coordenou três operações integradas entre as Polícias Civil e Militar nesta quinta-feira (26). As ações ocorreram de forma simultânea em Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco e Penedo. Onze pessoas foram presas.

As operações denominadas Reverso, Penedo Seguro e Universitários tiveram como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídios na região Metropolitana de Maceió e no Baixo São Francisco. Todos os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base em provas técnicas.

Do total de presos, três prisões ocorreram em Penedo na operação Penedo Seguro. A ação também apreendeu duas balanças de precisão e quantidades ainda não pesadas de maconha e cocaína.

Pela operação Reverso, ocorreram duas prisões em Maceió e duas em Coqueiro Seco. Também foram apreendidas uma espingarda calibre 20, 240 gramas de maconha, uma balança de precisão, 19 munições calibre 20, 25 munições calibre 22, uma munição calibre 380 e um pote com espoletas, pólvora e estopa, utilizados geralmente na recarga de munições.  Já na operação Universitários, três indivíduos foram presos em Maceió e outra pessoa foi presa em Rio Largo. Também foram apreendidos R$ 1.020 em espécie em uma residência alvo da operação.

Os presos em Penedo foram levados com o material apreendido à 7ª Delegacia Regional do município. Os presos das demais operações foram encaminhados para a Delegacia de Narcóticos (Dnarc) e a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), em Maceió, para os devidos procedimentos.

As operações

A operação Reverso foi fruto de uma investigação realizada de forma conjunta entre a Delegacia de Narcóticos, da Polícia Civil, e o Batalhão de Rotam e cumpriu quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão na capital e no município de Coqueiro Seco. A operação foi denominada como Reverso porque ficou constatado que a organização criminosa vinha expandindo o tráfico de drogas para fora da capital.

Já a operação Penedo Seguro cumpriu quatro mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em diversas localidades do município de Penedo. As investigações foram realizadas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, também da Polícia Civil, e o 11º Batalhão da Polícia Militar. A ação foi denominada Penedo Seguro em alusão aos esforços das forças de segurança em combater o crime e manter a população da região em segurança.

Por fim, a operação Universitários cumpriu nove mandados de prisão e nove de busca e apreensão em Maceió, Rio Largo e Marechal Deodoro. A ação resulta de investigações realizadas pela Dracco e o 12º Batalhão e que constataram a presença de um grupo criminoso que vinha praticando diversos crimes nos três municípios.

A operação ganhou o nome de Universitários em alusão ao bairro Cidade Universitária, em Maceió, ser a principal área de atuação dos criminosos e também pelo fato de a investigação detectar que esses indivíduos utilizavam um grupo em uma rede social com o nome de uma faculdade para se comunicar e tentar passar despercebidos.

Efetivo empregado

Para o cumprimento dos mandados nas três operações, a Polícia Militar empregou policiais dos 11º e 12º Batalhões, da 4ª e 9ª Companhia Independente, do Batalhão de Rotam, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito (BPTran), Batalhão Ambiental (BPA) e do Batalhão Rodoviário (BPRv).

Já a Polícia Civil empregou policiais da Dnarc, Dracco, do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), da 7ª Delegacia Regional de Penedo, 85° Distrito Policial de Porto Real do Colégio, 86° Distrito Policial de São Sebastião e do 17° Distrito Policial de Marechal Deodoro.

O Comando de Aviação do Estado (Comave) também participou das operações.

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir realizando denúncias anônimas sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos e organizações criminosas por meio do Disque Denúncia. As ligações para o 181 são gratuitas.