Secretário Flávio Saraiva reforça que turistas e moradores vão desfrutar das belezas naturais com tranquilidade na Operação Verão

Por ASCOM às 18/11/2023 15:52

Forças policiais incrementarão efetivo em praias, balneários e pontos turísticos até fevereiro de 2024


Vanessa Siqueira

Com o início da temporada de cruzeiros em Alagoas, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) deu início neste sábado (18) à Operação Verão. A ação tem como objetivo reforçar o policiamento e ações preventivas no litoral e pontos turísticos de Maceió e Região Metropolitana até fevereiro de 2024.

 

E Alagoas recebeu neste sábado o primeiro cruzeiro da temporada, o MSC Grandiosa, com cerca de 2.900 passageiros desembarcando na cidade. Muitos deles irão aproveitar o feriado da Consciência Negra (20) em terras alagoanas. E para garantir a tranquilidade de quem mora e de quem visita a capital alagoana, as forças policiais terão um esquema de segurança especial para o período.

 

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, afirmou que as ações possuem um caráter muito importante, pois garantem que turistas e moradores da cidade possam desfrutar das belezas naturais de Alagoas com tranquilidade, já que as forças de segurança estarão de prontidão.

 

“Estivemos recentemente reunidos com o Trade turístico com objetivo de alinhar ações que garantam que Alagoas tenha uma alta temporada segura. A estimativa é que mais de meio milhão de turistas visitem nosso estado e iremos estar nas ruas para garantir a segurança deles e de nossa população”, afirmou.

 

De acordo com o subcomandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, tenente coronel Hiraque Agnes, haverá um incremento no efetivo ordinário de mais de 300 policiais para reforçar o policiamento na capital e região até a próxima segunda-feira (20). Além disso, a Polícia Militar empregará os novos soldados que estão em fase de conclusão do Curso de Formação de Praças (CFP).

 

Paralelo a isso, a Segurança Pública iniciará as ações ostensivas, orientativas e de prevenção referentes à Operação Verão, que garantirá um reforço policial na capital e nos municípios do Litoral Norte e Sul do estado. O Centro de Maceió também receberá reforço policial, com apoio de equipes do Ronda no Bairro para garantir que os consumidores possam realizar com tranquilidade as compras durante a Black Friday e ao longo do mês de dezembro.

 

Todo esse planejamento foi realizado de forma conjunta com o Trade Turístico, empresas de receptivo, as administrações do Porto e do Aeroporto de Maceió e empresários ligados aos setores de bares e hotéis.

Além da PM, a Operação Verão contará a participação de policiais civis, da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), que garantirá suporte aos turistas que necessitam de orientações e confecção de boletins de ocorrência em suas duas bases, localizadas na Orla de Ponta Verde e Jatiúca. Haverá ainda o suporte da Delegacia do Turista, tanto no posto avançado no Aeroporto quanto na distrital, localizada no bairro da Pajuçara.

 

Já o Corpo de Bombeiros garantirá ações de orientação a banhistas em praias e lagoas, com reforço em suas bases localizadas nas praias da capital, bem como pronto emprego da tropa em ocorrências como afogamentos ou acidentes de diversas naturezas. O Comando de Aviação do Estado (Comave) também dará suporte aéreo sobrevoando todo o litoral entre as Barras de Santo Antônio e São Miguel, tanto como forma de orientar banhistas que adentrem ao mar em locais não recomendados, como também reforçando o patrulhamento para coibir furtos e outras ocorrências.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL