Polícia Militar realiza formatura do curso de agente de trânsito

Por ASCOM às 11/01/2024 09:53

Solenidade marca a conclusão do curso de 94 formandos das turmas C e D

Ascom / PMAL

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) realizou na manhã desta quarta-feira (10) a formatura das turmas C e D do Curso de Agente de Trânsito (CAT). A solenidade ocorreu no auditório da sede do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran), em Maceió.

Ao todo, 94 alunos estão aptos para atuar na área de fiscalização e policiamento de trânsito. Entre os formandos, estão 72 policiais militares e 22 servidores do Detran que atuam na Operação Lei Seca.

A formatura foi presidida pelo diretor adjunto do Detran, Cláudio Costa Filho, acompanhado pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim.

A cerimônia contou com diversas homenagens. Uma delas foi ao tenente-coronel Marcelo Amâncio, que foi o palestrante da aula inaugural do curso, mas infelizmente faleceu em setembro de 2023. Além do oficial, que era referência na área de trânsito em Alagoas, também foram homenageados militares e civis que contribuíram com o andamento do CAT.

O orador da turma foi o chefe do Departamento de Fiscalização de Trânsito do Detran, Sérgio Ronaldo Oliveira, que destacou a importância da formação continuada.

“O Código Brasileiro de Trânsito está sempre se atualizando e em mudanças, por isso é importante para nós agentes estarmos sempre em busca de atualização e conhecimento”, disse.

O subcomandante da PM aproveitou a oportunidade para agradecer aos formandos pelo êxito na conclusão do CAT e a importância dessa conquista.

“Quero parabenizar a cada um dos formandos por mais essa vitória. A fiscalização de trânsito é primordial para a Segurança Pública, por isso essa formação é benéfica não só à PM e ao Detran, mas a sociedade como um todo” destacou o coronel Neyvaldo.

Sobre o curso

O Curso de Agente de Trânsito, turmas C e D, formou um total de 94 alunos, entre policiais militares e servidores do Detran, que foram instruídos nas áreas de legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego, sinalização de trânsito, dentre outras, totalizando um total de 200 horas de aulas.

O objetivo do curso foi de promover a capacitação dos policiais militares e agentes de trânsito para executar as atividades de orientação e desenvolvimento de práticas de educação, bem como a fiscalização, operação e policiamento ostensivo de trânsito.