SSP capacita mais de 9 mil agentes no atendimento às vítimas de violência doméstica

Por ASCOM às 11/01/2024 14:43

Curso promovido pela Chefia de Ensino da Secretaria de Estado da Segurança durou quatro meses

Roberison Xavier / Ascom SSP

Para garantir a prestação de um serviço mais humanizado, a Secretaria de Estado da Segurança Pública concluiu o primeiro curso de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar para os integrantes das polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

Com a qualificação, Alagoas se tornou o primeiro Estado do país a criar uma capacitação para os integrantes das forças policiais e bombeiros sobre o protocolo de atendimento humanizado às mulheres que sofrem algum tipo de violência.

Na primeira etapa, iniciada em agosto de 2023 e concluída em dezembro do ano passado, 9.784 servidores públicos, que atuam diariamente no enfrentamento da criminalidade, receberam as instruções coordenadas pela Chefia de Ensino Integrado da SSP.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, parabenizou o empenho dos agentes na realização do curso, ao tempo que enalteceu a importância da capacitação para o combate à criminalidade.

“Foi uma peça fundamental para que os nossos agentes estejam ainda mais instruídos e saibam como atuar diante dos casos, favorecendo também o trabalho de prevenção dentro das instituições e entre os familiares e amigos dos servidores, que podem compartilhar o conhecimento”, afirmou.

Composto por sete módulos de conteúdos temáticos, o curso possui uma carga horária de 70 horas/aula. Entre os módulos da malha curricular, estão os marcos legais relacionados à proteção da mulher e as legislações penais para situações de violência contra a mulher. Já entre os instrutores, estavam a chefe de Políticas de Segurança à Mulher da SSP, coronel Camila Paiva; a chefe de Ensino Integrado, major Joyce Bezerra; e a diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas, professora Elaine Pimentel.

No total, 96.855 horas de videoaulas foram exibidas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem – CEI Educar, que é a plataforma on-line de ensino da SSP, e mais de 91% dos que participaram da capacitação avaliaram o curso como bom ou excelente. “Totalmente satisfeito com o curso, uma vez que ele traz segurança jurídica para o trabalho policial e está dentro do que acredito ser ideal”, disse o policial militar Lucas de Oliveira. Além dos servidores estaduais, também participaram do curso guardas civis municipais e universitários.

De acordo com a Chefia de Ensino, este ano será lançada a segunda edição do curso, com o objetivo de atingir ainda mais público. “Já estamos planejando mais uma etapa sempre pensando na qualidade do serviço prestado à sociedade e com o objetivo de salvar ainda mais vidas”, declarou a chefe do setor, major Joyce.