Operação Hades mobilizou mais de 1.500 policiais em 17 estados

Por ASCOM às 05/02/2024 13:37

Durante ação simultânea, forças de segurança prenderam dezenas de criminosos

Texto de Paula Berle

Na última quinta-feira (01) mais de 1.500 policiais de 17 estados do país foram às ruas para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra duas organizações criminosas alvos da megaoperação Hades, deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).

A operação, que foi iniciada de forma simultânea em todas as regiões, levou à prisão dezenas de criminosos e à apreensão de carros de luxo, jóias, celulares, itens usados na comercialização de drogas e documentos que ajudarão a entender como a facção criminosa atuava.

Durante as investigações, coordenadas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil de Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, as informações fornecidas pelos setores de inteligência das forças de Segurança Pública dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Amazonas, Santa Catarina, Mato Grosso, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Ceará, Goiás e da Bahia foram essenciais para mapear a atuação criminosa desses grupos no tráfico de drogas, na lavagem de dinheiro e em outros crimes.

Em Alagoas, além da Dracco (Core/Tigre/Capturas), o efetivo da Polícia Civil que deu cumprimento aos mandados foi composto por integrantes da Delegacia Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Delegacia Geral da Polícia Civil (DGA), das diretorias de polícia judiciária das regiões 1, 2, 3 e 4, (DPJ1, DPJ2, DPJ3, DPJ4) e da 9ª Delegacia Regional de Polícia de Viçosa. Já da Polícia Militar, participaram o 1°, 4°, 5° e o 12° Batalhão de Polícia, os batalhões de Polícia Rodoviária (BPRV), de Operações Especiais (BOPE) e de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), além do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), e da Diretoria de Inteligência.

Em São Paulo, onde foram cumpridos 84 mandados, sendo 19 de prisão e 65 de busca e apreensão, a operação contou com a participação de diversos setores da Polícia Civil do Estado (DISE/GOE/DEIC/DEINTER; DISCCPAT/DEIC e Delegacia de Polícia de Guariba) e da Polícia Militar, através do 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA/PMSP). No Rio de Janeiro, o cumprimento das prisões e das apreensões ficou à cargo de integrantes da Subsecretaria de Inteligência (PCRJ) e pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/PCRJ)

No Nordeste, a ação contou com a participação da Polícia Militar da Bahia, através da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (CIPE/CERRADO); do Comando de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de Pernambuco (CORE/PCPE) e do Departamento de Roubos e Furtos de Veículos da Polícia Civil do Piauí (DRFV/PC). Também participaram o Departamento de Inteligência e a Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD) da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

No Norte do país, onde a operação apreendeu bens de grande porte, como uma embarcação e uma aeronave, os mandados foram cumpridos por integrantes da Polícia Civil do Amazonas, através das delegacias Geral (DGPC) e Fluvial (DEFLU), do Departamento de Polícia do Interior (DPI), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e do Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ); da Polícia Civil de Roraima, com a participação do Núcleo de Inteligência (PCRR) e o Departamento de Narcóticos (DENARC); e da Polícia Civil do Pará, com o efetivo formado por integrantes das diretorias de polícia Especializada (DPE) e de Interiores (DPI) e das divisões de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e de Narcóticos (DENARC).

No Mato Grosso do Sul, onde 15 pessoas foram presas, o efetivo foi formado por agentes da Polícia Civil dos departamentos de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO/PCMS), de Polícia da Capital (DPC/PCMS), das polícias Especializada (DPE) e do interior (DPI), da 1ª, 2ª e 3ª DP de Campo Grande, das delegacias especializadas de repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON), Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV), e de Crimes de Fronteira (DEFRON), além de membros das DPs de Ponta Porã, Fátima do Sul, Corumbá, Ladário e de Paranhos e da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Três Lagoas.

Ainda no Centro-Oeste, as polícias civis do Mato Grosso, através da Diretoria de Inteligência e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes; e de Goiás, com a Gerência de Planejamento Operacional (GPO), a Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH) e a 19ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Caldas Novas/PC, além da Superintendência de Inteligência da SSP do estado, cumpriram, ao todo, 23 mandados.

Também participaram da operação o Departamento de Inteligência da Polícia Civil e a Delegacia Regional de Ituiutaba de Minas Gerais, o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) do Paraná e as diretorias de inteligência da PC e da SSP de Santa Catarina.