Ministro da Justiça é recebido pelo governador e diz que país está avançando na área de segurança

Por ASCOM às 25/03/2024 15:53 - Atualizado em 26/03/2024 07:55

Ricardo Lewandowski foi recebido no Museu Palácio Floriano Peixoto, antes da inauguração do CISP do Benedito Bentes

Fabia Assumpção / Agência Alagoas

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta segunda-feira (25), durante almoço oferecido pelo governador Paulo Dantas no Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA), que o clima do ódio e divisão no país está sendo superado e o setor da segurança pública está avançando, graças ao trabalho integrado e homogêneo das Polícias.

Lewandowski veio a Alagoas participar da inauguração do Centro Integrado de Segurança (CISP) tipo 3, do Benedito Bentes. “Podemos ver como é importante a integração das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, cujos representantes estão reunidos aqui neste momento”, disse Lewandowski, que assistiu um vídeo sobre o trabalho integrado que será desenvolvido pelas forças de segurança no CISP do Benedito Bentes.

Durante o encontro no museu, o governador Paulo Dantas fez um relato ao ministro acerca do crescimento do Estado de Alagoas nos últimos anos, cujo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) chegou a 6,5% em 2023 em relação ao ano passado, maior do que o registrado no Brasil, de 2,9%. “Fomos também o Estado do Nordeste que mais registrou crescimento nos índices de emprego em 2023. Os setores da economia que mais cresceram no Estado são o de turismo, agronegócio e de serviços, já que temos um com um comércio muito forte”, explicou o governador.

Paulo Dantas também informou ao ministro o fato de Alagoas ser o Estado do país com o secretariado de maioria feminina, e que pelos resultados alcançados, deve servir de exemplo para outros estados.

O ministro Ricardo Lewandowski disse que o bom desempenho da economia, como ocorreu no Estado de Alagoas, contribuiu para puxar o crescimento do PIB no Brasil. Ele também ressaltou que o governo federal também vem buscando dar essa equidade no número de mulheres e homens nos ministérios e órgãos federais.

Antes do encontro no MUPA, o ministro da Justiça fez um sobrevoo na área atingida pela mineração da Braskem em Maceió. “Realmente, quem está de fora não tem a dimensão desse desastre e, por isso, é muito importante que a Braskem contribua para resolver esse problema”, observou o ministro.

O encontro contou com a presença do senador Renan Calheiros; do deputado federal Rafael Brito; do deputado estadual José Wanderley; secretários de Estado e integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.