BPTran Pela Vida: conheça o projeto que leva educação para que o trânsito seja mais seguro

Por ASCOM às 27/03/2024 11:00

Iniciativa leva palestras e atividades lúdicas para empresas, escolas e instituições diversas

Fernanda Alves / Ascom PM-AL

Trânsito seguro é um direito fundamental, previsto na Constituição Federal. Já o Artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que: “A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”. Foi com o objetivo de conscientizar a população alagoana sobre a importância da educação para o trânsito que nasceu o Projeto BPTran Pela Vida, desenvolvido pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar de Alagoas.

A iniciativa nasceu em 2017 com a nomenclatura “BPTran Nas Escolas”. Recentemente foi reformulada, ampliada e tem seguido uma agenda repleta de palestras e ações em escolas das redes pública e privada, empresas, associações, eventos, templos e comunidades em geral. O projeto busca alcançar crianças, jovens e adultos educando sobre regras e respeito às Leis de Trânsito.

“A meta é conscientizar pessoas de todas as faixas etárias e, assim, formar multiplicadores dessa nova consciência. Conscientizar, na verdade, é a palavra chave. Educar é importante e mais do que necessário. A prevenção de acidentes é a nossa maior meta, além de promover o sentimento real de segurança e de melhoria nas vias públicas para condutores, passageiros ou pedestres de todas as idades. Preservar vidas é maior objetivo do Projeto BPTran Pela Vida. Vamos sempre servir, avançar e vencer”, diz o comandante do batalhão, o major Cícero Navarro.

Nas escolas, por exemplo, a cada visita, uma turminha animada participa. De forma lúdica, recebem instruções sobre trânsito seguro com apresentação multimídia e canções. A grande atração é a pista montada. A bordo de bicicletas, os pequenos condutores percorrem o trajeto enquanto recebem lições valiosas ao longo do caminho. No final, cada criança recebe um documento: “Minha Primeira Carteira de Motorista” e uma cartilha.

Na tarde desta segunda-feira (25) e na quarta-feira da semana anterior, a equipe esteve no Colégio Meta, no Povoado Pedras, em Marechal Deodoro, para mais um dia de visitas. Ao todo, 100 crianças, com idades entre dois e 10 anos foram contempladas. Eles também puderam conhecer o trabalho dos Águias – guarnição do BPTran que utiliza um trio de motocicletas no patrulhamento. Uma guarnição da 4ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) também prestou apoio na ação, além da Superintendência Municipal de Trânsito de Marechal Deodoro.

Para os militares que atuam no projeto, a missão é nobre e enriquecedora em suas carreiras. Assim testemunha a tenente Liliane Silva, que serve a corporação desde 1998, mas que abraçou o BPTran Pela Vida há cerca de dois anos, liderando os trabalhos: “Cada palestra é uma experiência única. Cada rostinho, cada pergunta feita ou até mesmo cada entrega de um parente ou amigo nos faz acreditar que esta iniciativa precisava existir. É uma honra e me sinto feliz com a felicidade de nosso público. Estes pequeninos serão os futuros condutores e a Educação é a base para construirmos um trânsito de paz e respeitador das Leis”, destaca a oficial.

A sargento Edna Falcão viu o então, BPTran nas Escolas nascer. Atuando desde a primeira formação, a militar conta que o projeto surgiu em 2017 voltado especificamente para o público escolar. Em 2024, dentro da pasta de Educação Para o Trânsito, sob o comando do major Navarro, o projeto foi reformulado, expandiu seu público e tem levado ações para Maceió e Região Metropolitana em diversas instituições.

É com visível entusiasmo e brilho no olhar que a praça fala sobre a missão de levar conscientização na busca por um trânsito mais seguro e humanizado. “Atualmente, somos uma equipe formada por quatro militares, empenhados em conscientizar todos os públicos. Temos mostrado, sobretudo às crianças e adolescentes, que precisamos de condutores mais responsáveis e educados. Sabemos que eles têm o poder de transmitir o que aprendem para os pais e responsáveis, sendo multiplicadores dessa lição”, destaca a sargento Edna.

Ao longo do mês de março, além da comunidade escolar, uma série de palestras tratou sobre Mulher no Trânsito, de forma alusiva ao Mês da Mulher. Já a programação para os meses de abril e maio já contabiliza cerca de 20 agendamentos em unidades de ensino e associações espalhadas por toda a Maceió. O tema trabalhado será “A Cultura da Paz e Acalmamento no Trânsito”.

Para solicitar palestras e atividades do projeto, é necessário encaminhar ofício ao Batalhão de Trânsito (BPTran) ou entrando em contato pelo e-mail bptranpelavidaal@gmail.com.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL