PM promove capacitação sobre conduta policial em ocorrências que envolvam grupos vulneráveis

Por ASCOM às 27/03/2024 11:08

A ação cumpre uma recomendação do Ministério Público Estadual e busca ofertar uma capacitação humanizada e preventiva ao efetivo policial

Ascom PM-AL

A Polícia Militar de Alagoas realizou, na manhã desta terça-feira (26), uma capacitação para a implementação de procedimentos operacionais em ocorrências que envolvam grupos vulneráveis. A atividade aconteceu no auditório da Academia de Polícia Militar e foi voltada aos oficiais responsáveis pelo planejamento das instruções à tropa de cada unidade.

Na ocasião, os militares da comissão encarregada de montar a metodologia e divulgação repassaram as estratégias a serem adotadas durante as instruções. A ação cumpre uma recomendação do Ministério Público Estadual, tendo como objetivo a padronização das condutas policiais envolvendo abordagem às pessoas em situação de vulnerabilidade, tais como mulheres, idosos, pessoas com deficiência (PcD), crianças e adolescentes, LGBTQIAP+ e pessoas em situação de rua.

A metodologia para a disseminação do Procedimento Operacional Padrão a Grupos Vulneráveis seguirá o rito previsto nas Normas para o Planejamento e Conduta da Instrução (NPCI/2024). Para tanto, será publicada uma determinação em Boletim Geral Ostensivo (BGO) dando um prazo para que todas as unidades operacionais confeccionem seus planos de instrução, executem-nos, e após, envie o relatório das referidas instruções contendo os nomes dos policiais capacitados.

A reunião foi presidida pelo diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMAL, coronel Marcos Sampaio, e contou com a participação dos membros da comissão de Procedimento Operacional Padrão, além dos oficiais chefes da pasta de planejamento das unidades operacionais (P3).

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL