Polícia Científica de Alagoas nomeia nova gestão para o Instituto de Criminalística

Por ASCOM às 27/03/2024 11:02

Chefe do IC irá priorizar cinco eixos na administração do órgão responsável pelas atividades periciais numa área correspondente de 50 municípios

Aarão José / Ascom Polícia Científica

O perito criminal Charles Mariano Pedrosa de Almeida assumiu na manhã desta quinta-feira (26) a chefia especial do Instituto de Criminalística de Maceió. A portaria da nomeação dele e da nova gestão do órgão foi assinada pela perita-geral Rosana Coutinho e publicada na edição de hoje do Diário Oficial.

“Gostaria de agradecer à indicação da perita-geral Rosana Coutinho e do perito-geral Adjunto Wellington Melo. Também agradecer pela contribuição e trabalho honrado da gestão anterior. Espero contribuir à frente da Direção do Instituto de Criminalística em cinco principais eixos, que são: sociedade, pessoas, processos internos, infraestrutura e finanças”, afirmou o novo chefe do IC.

Charles Mariano explicou que no ‘eixo sociedade’, ele pretende desenvolver ações de melhoria da oferta, qualidade e efetividade dos serviços prestados pelo Instituto de Criminalística. No ‘eixo pessoas’, haverá investimento na qualidade de vida e de segurança do trabalho, cooperação técnica entre os Institutos e demais órgãos da Segurança Pública e capacitação técnica dos servidores.

No ‘eixo de processos internos’, ele pretende investir na melhoria dos procedimentos operacionais padrões, através da continuidade aos requisitos normativos e/ou legais e das condições de trabalho dos servidores. Na infraestrutura serão realizadas adequações e ampliação da estrutura física do IC e aquisição de equipamentos e materiais necessários, e nas finanças irá trabalhar para ampliação da captação de recursos e execução orçamentária.

Além do chefe especial do órgão, também foi nomeada para a nova gestão administrativa do IC a perita criminal Camila Valença Lins, como chefe administrativa do órgão. Já o perito criminal Diozenio José Monteiro Neto passou a ocupar o cargo de chefe de perícias de externas.

Nas mudanças ainda constam a nomeação do perito criminal Thalmanny Fernandes Goulart como chefe de Perícias de Laboratório. No lugar antes ocupado por ele, a Chefia de Perícias de Química e Toxicologia passa a ser comandada pela perita criminal Barbara Leão da Fonseca.

Atualmente, o Instituto de Criminalística de Maceió é o órgão responsável pelas atividades de perícia criminal em 50 municípios alagoanos. Ele tem por missão produzir provas técnicas robustas e eficientes para subsidiar investigações e processos criminais, buscando sempre as inovações tecnológicas para otimizar o tempo de resposta na busca pela verdade.

“Estamos compondo a equipe da nova gestão da polícia cientifica, visando o fortalecimento e engrandecimento deste órgão técnico para melhor servir a sociedade”, afirmou a perita-geral.

Polícia Científica

Também na manhã de hoje, a perita-geral Rosana Coutinho deu posse ao novo perito-geral adjunto Wellington Costa Melo Filho. Com formação acadêmica em análise de sistemas e especialização em gestão de projetos em TI e computação forense, Wellington Melo é perito criminal de carreira desde 2014.

Wellington Melo ocupou o cargo de chefe especial do Instituto de Criminalística durante seis anos (2018 a 2024), sempre se destacando por investir na reestruturação, capacitação dos servidores e desburocratização do acesso às informações e dos serviços oferecidos pelo IC em Alagoas. Ele falou sobre a expectativa de assumir o cargo e na determinação de trabalhar para que a polícia científica continue crescendo.

“Entro nesse novo desafio, certo de executar o planejamento inicial da nova gestão e, com a equipe, trabalhar com inteligência técnica para alcançar bons resultados. Sempre buscando a integração com os órgãos do sistema de segurança pública e do sistema de justiça para que o trabalho da polícia científica tenha mais efetividade e a gente tenha bons resultados para refletir na segurança da sociedade alagoana”, afirmou.