Polícia Civil prende autor de feminicídio contra Mônica Gomes Cavalcante Alves

Por ASCOM às 05/04/2024 10:05

Acusado foi encontrado em cidade boliviana após trabalho conjunto com outras forças de segurança

Com informações da Agência Alagoas

A Polícia Civil de Alagoas, através de um trabalho realizado, por meio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), em conjunto com as agências de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizou e prendeu na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia o homem acusado de assassinar sua ex-companheira, Mônica Cristina Gomes Cavalcante Alves, de 26 anos. O crime aconteceu em 18 de julho do ano passado, no município de São José da Tapera, Sertão de Alagoas.

Leandro Pinheiro de Barros estava foragido desde o crime, quando pela madrugada assassinou a própria esposa após uma discussão durante um evento festivo na cidade sertaneja. Antes de ser morta, Mônica Cristina gravou um vídeo em seu celular relatando a rotina de abusos e agressões que vinha enfrentando. A vítima terminou o vídeo predizendo o seu destino, que se morresse, o autor seria seu então marido e pai de suas duas crianças.

Após o crime, Leandro iniciou um plano de fuga que o levou a buscar refúgio na cidade boliviana, onde, de acordo com o delegado Thales Araújo, que fez parte da comissão especial designada para apurar o caso, mantinha um relacionamento amoroso com uma estudante de medicina.

“Todo o trabalho foi desempenhado de forma muito técnica, com acompanhamento de dias. A operação foi executada de forma que ele não tivesse possibilidade de fuga ou reação. Pode-se dizer que foi tranquilo. Ele confessou o crime, disse que estava bêbado na noite. É a versão dele. O interrogatório será realizado em Alagoas assim que ele chegar e for apresentado à Justiça”, afirmou o delegado.

A operação de localização e captura o acusado também contou com o apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, que está responsável pela custódia do preso desde o retorno ao Brasil. Leandro deve ser trazido à Maceió nos próximos dias.

Além do delegado Thales, o inquérito policial que investigou o crime foi conduzido pelos delegados Diego Nunes, titular do 38º Distrito Policial de São José da Tapera; e Igor Diego Vilela, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). O trio foi designado delegado-geral de PC-AL, Gustavo Xavier, após determinação do secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, que acompanhou os trabalhos desde o início.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL