Polícia Militar realiza aula inaugural do 1º Curso de Comando e Estado-Maior

Por ASCOM às 07/05/2024 10:13

Entre os 108 oficiais matriculados, estão PMs de Alagoas e de outros quatro estados brasileiros

Fernanda Alves / Ascom PMAL

Um novo ciclo de conhecimento e formação continuada acaba de iniciar na Polícia Militar de Alagoas. Na manhã desta segunda-feira (06), foi realizada a cerimônia que marca o começo do Curso de Comando e Estado Maior (CCEM). A solenidade aconteceu no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

A primeira edição com a nomenclatura CCEM é uma reformulação do antigo Curso Superior de Polícia (CSP), realizado sob a condução da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) e da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP). Nesta edição, além de militares da Corporação alagoana, estão participando oficiais superiores de outras quatro instituições de diferentes estados brasileiros.

Entre os 108 matriculados estão os 23 tenentes-coronéis e 71 majores de Alagoas. As coirmãs estão representadas pela Polícia Militar de Tocantins (PMTO) com dois coronéis; PM do Rio de Janeiro (PMRJ), com três tenentes-coronéis e quatro majores; três coronéis e um tenente-coronel vindos do Acre (PMAC), e também a PM de São Paulo (PMESP), que enviou um tenente-coronel.

“Ao assumir o Comando Geral firmamos o compromisso de investir no conhecimento e na realização do máximo de cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização. Seguindo com esse objetivo, estamos chegando à marca de quase 100 cursos em dois anos. Temos convicção de que uma tropa capacitada entrega um melhor serviço para a sociedade, e temos a felicidade de contar com o apoio pleno do governador Paulo Dantas e do secretário de Segurança, Flávio Saraiva, para cumprir esta meta”, enfatizou o comandante-geral.

Dirigindo-se aos agora alunos, o coronel Paulo Amorim disse: “que Deus abençoe o CCEM que acaba de iniciar. Curso este que já entrou para a história por ser o primeiro. Agora cabe aos senhores concluí-los da melhor forma possível para que sejam devidamente habilitados a ocupar o último e mais alto grau da escala hierárquica. Desejamos sucesso aos oficiais da nossa Briosa, ao tempo que desejamos um bom curso e uma boa estada aos oficiais das coirmãs presentes – que vieram para o estado mais bonito da Federação. A cada um: façam o melhor, compreendam a essência de comandar e cumpram seu propósito com excelência”.

Durante a solenidade, o comandante pediu um minuto de silêncio em respeito e memória das vítimas da tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Seguindo com a programação, a palestra-magna foi apresentada por Cyro Blatter, que é promotor de justiça desde 1998, doutor em Direito e mestre em Segurança Pública, e que, entre outras qualificações, é atual coordenador do Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal (GAESF).

A mesa de honra da solenidade de abertura foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, e composta por autoridades civis e militares, entre eles o coronel Neyvaldo Amorim, subcomandante-geral; o subcomandante-geral da PMAC, coronel Emílio de Oliveira; o diretor da DEIP, coronel Marcos Sampaio; o diretor de Logística (DLog), coronel Thúlio Emery; o coronel Raimundo Lessa, comandante da Região do Sertão; o coronel Alex Orsi, do Tribunal de Justiça de Alagoas; o coronel Olegário Paes, presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (ASSOMAL); o tenente-coronel Mário Xavier, comandante da APMSAM; pela diretora de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Josiene Lima; e a coronel da Reserva Remunerada Cláudia. Esta última foi homenageada, cumprindo o rito institucional de honra ao veterano.

CCEM

Com carga horária total de 620 horas-aula, a malha curricular é composta por 22 disciplinas, entre elas Ética, Cidadania e Direitos Humanos; Gestão Financeira e Orçamentária; Inteligência Estratégica; Aspectos Jurídicos aplicados à Gestão em Segurança Pública, Licitações, Contratos Administrativo e Convênio. Cada aluno desenvolverá um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com temáticas que consistem na descrição, elaboração, análise e apresentação de alternativas para solucionar problemas ligados à segurança pública.

O curso constitui um dos requisitos legais para a ascensão ao posto de coronel, conforme preconiza a Lei nº 14.751, de 12 de dezembro de 2023, que institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

O egresso estará habilitado a exercer as atribuições do último posto da corporação, em seu respectivo quadro, buscando a excelência na prestação de serviços à sociedade.

O Projeto Pedagógico prevê que realização do curso contribuirá com a produção de conhecimento científico em diversas temáticas, cooperando para uma melhor atuação policial militar, operacional e/ou em saúde, embasada em uma gestão estratégica para garantir a proteção da população, das instituições e dos interesses do estado contra potenciais ameaças internas e externas.