Em formatura de bombeiros, vice-governador reafirma compromisso com reestruturação da Segurança

Por ASCOM às 29/05/2024 10:28

Estado forma mais de 100 novos praças do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas

Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

O Corpo de Bombeiros de Alagoas formou, na terça-feira (28), 109 novos soldados que vão reforçar o efetivo da segurança pública e a prestação de serviços à população nas unidades dos Bombeiros em Maceió e no interior do Estado. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e contou com a formação do Curso Superior de Bombeiro Militar, a promoção de praças e a entrega de medalhas do Mérito Bombeiro Militar.

O vice-governador Ronaldo Lessa representou o governador Paulo Dantas na solenidade. Ele esteve acompanhado do secretário de Governo, Victor Pereira, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Verçosa.

“Nesse último mês, o governador Paulo nomeou mais de 120 profissionais para a Polícia Científica. Também se formaram nesta semana quase mil policiais militares. Ele já havia nomeado também policiais penais e civis dando sequência a mais segurança para o estado de Alagoas. E agora mais de 100 jovens vêm incorporar a nossa força do bombeiro militar. É um dia de festa para esses novos bombeiros, de alegria, de felicidade. A gente via, no semblante das madrinhas e dos padrinhos, abraçar aquele seu ente querido que entra no sistema público e entra na força de trabalho do Estado. Portanto, é uma vitória a gente incorporar mais pessoas dentro do sistema de segurança do estado”, pontuou Ronaldo Lessa.

“Hoje é um dia mais importante ainda para a sociedade alagoana, porque ela é quem vai receber os benefícios, o apoio, a segurança, o socorro, o carinho de todos os bombeiros. Portanto, hoje, a sociedade alagoana é quem ganha com a entrada desses novos homens e mulheres para incorporar o Corpo de Bombeiros”, acrescentou.

Corpo de Bombeiros entrega 145 praças à sociedade

Os novos praças passaram por curso de formação que durou 12 meses e que teve aulas de disciplinas teóricas e práticas. Eles tiveram ensinamentos sobre combate a incêndio, salvamento terrestre, aquático e em altura, educação física, comunicação e ordem unida, além de aprendizagens importantes sobre psicologia, combate ao racismo e homofobia, relações de gênero das emergências e noções de direito na grade curricular. Já o curso superior durou três meses e formou 12 bombeiros.

Durante a solenidade, 145 praças do Corpo de Bombeiros foram promovidos. Houve também uma homenagem para os bombeiros alagoanos que estavam auxiliando no resgate das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

“Em nome do governador Paulo, parabenizo todos os soldados que aqui estão hoje. Vocês passam a integrar a instituição que tem a maior credibilidade no estado de Alagoas. São vocês os responsáveis por salvar vidas quando a sociedade está em perigo. Foi assim no evento Braskem, foi assim nas cheias de 2022, foi assim agora no Rio Grande do Sul. O governo do Estado de Alagoas encaminhou a nossa corporação ao Rio Grande do Sul e lá esses soldados valentes exerceram uma atividade virtuosa que merece todo o nosso aplauso”, ressaltou o secretário Victor Pereira.

O secretário fez um agradecimento especial aos familiares dos novos bombeiros e destacou os investimentos que o Governo de Alagoas vem fazendo na Segurança.

“Sem eles, os sonhos desses jovens soldados não se realizariam. Foram eles que deram as condições materiais, o apoio emocional, para que esses jovens estivessem aqui e agora passe a integrar uma corporação séria e que tem todo apoio do governador Paulo. Em 2024, nós vamos investir R$ 65 milhões no incremento das forças policiais”, disse Vitor.

“Nós formamos 923 soldados da Polícia Militar e agora nós ingressamos com mais 100 no Corpo de Bombeiros. Isso faz parte de um conjunto de investimentos em infraestrutura, em pessoal, que faz a nossa segurança pública ter os melhores resultados”, completou o secretário.

O secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, destacou o esforço do governo Paulo Dantas em desenvolver políticas públicas na contratação de novos servidores da Segurança Pública.

“A determinação do nosso secretário, Flávio Saraiva, como também do nosso governador, é realizar política de investimentos em recursos humanos, como também investimentos em aquisição de bens e serviços tendo isso com o investimento do governo em mais de R$ 500 milhões só na segurança pública, com aquisição exclusiva para alguns equipamentos do Corpo de Bombeiros”, disse Patrick.

Nos investimentos feitos na Corporação estão viaturas Auto Bomba Tanque, quadriciclos, motos e todos esses equipamentos que compõem a atividade do Bombeiro Militar no salvamento de vidas, com desencarceradores e conjuntos de aproximação.

A qualidade da formação dos soldados foi destacada pelo comandante-geral da instituição, coronel Verçosa, que falou também da estruturação do Corpo de Bombeiros. “Eles estão prontos para prestar um serviço de excelência. Contamos com o empenho, a determinação e o amor pela nobre profissão escolhida, desempenhando com todo o arrojo a missão de vidas alheias e riquezas a salvar”.