Corpo de Bombeiros e Detran firmam acordo de cooperação para ampliar o treinamento de salvamento veicular

Por ASCOM às 13/06/2024 10:19

Órgão de trânsito fará a destinação de veículos que iriam para reciclagem a militares

João Victor Barroso / Ascom Detran

Para ampliar e melhorar ainda mais as atividades de salvamento veicular do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e o CBM-AL firmaram um acordo de cooperação. O documento foi assinado na quarta-feira (12) no prédio sede do Detran, no bairro Cidade Universitária.

A partir de agora, os militares do CBM-AL poderão aprimorar os treinamentos de salvamento em veículos inservíveis, que seriam destinados à reciclagem siderúrgica, e terão seu registro baixado na base estadual e no Renavam. O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, afirmou que agora os militares do CBMAL estarão ainda mais capacitados e preparados para dar assistência as vítimas de sinistros de trânsito.

“O Corpo de Bombeiros tem feito um trabalho excelente no salvamento às vítimas de sinistros graves, e isso vem aperfeiçoar os treinamentos. Com esse termo de cooperação, as capacitações dos militares do CBMAL serão ainda mais proveitosas para os bombeiros e, consequentemente, para a população alagoana”, afirmou Marco Fireman.

O corte veicular está entre as atividades que os militares do CBMAL poderão treinar e estar ainda mais preparados para realizar a retirada de vítimas presas às ferragens, em casos de sinistros graves.

Para o Comandante Geral do CBM-AL, coronel Sérgio Verçosa, agora a instituição terá mais capacidade para melhor instruir os militares, a fim de que eles possam empregar as técnicas de abordagem no salvamento veicular. “Como resultado desses treinamentos, nossas equipes irão melhorar ainda mais o tempo-resposta na retirada da vítima e da melhor forma possível. Além disso, vamos reduzir os riscos para os militares. Quero agradecer a sensibilidade do Detran em estar junto do Corpo de Bombeiros, elevando a formação dos bombeiros em nível estadual, regional e nacional”, agradeceu o Comandante Geral.

Mais qualificação e formação para o CBMAL – Durante a assinatura do acordo de cooperação, também foi tratada a possibilidade de instrutores do Corpo de Bombeiros poderem ministrar aulas teóricas e práticas para os integrantes da corporação, para que eles possam, principalmente, classificar para as categorias D e E na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou então tirar a primeira CNH.

De acordo com Daniel Celestino, gerente de Controle de Condutores, Veículos e Infrações do Detran, a resolução Nº 789, de 2020, do Contran, prevê a possibilidade de instituições militares exercerem o papel de formação de condutores de veículos. “Os bombeiros militares podem ministrar os cursos de formação de condutores, o que vai trazer ainda mais qualificação para os militares, além de reduzir os valores desse processo. E ao final do curso, eles estarão aptos a fazer a prova teórica e a prova prática”, explicou.