SSP e MPAL detalham Operação Horizon, que prendeu 8 pessoas nesta quinta-feira (13)

Por ASCOM às 13/06/2024 17:10

Ação ocorreu em Maceió, Arapiraca e São Miguel dos Campos com o cumprimento de 31 mandados de prisão e de busca e apreensão

Alan Fagner – Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e o Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), detalharam em coletiva uma operação integrada com o objetivo de combater o tráfico de entorpecentes e o porte ilegal de arma de fogo.

Denominada Horizon, a operação cumpriu 15 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão nas cidades de Maceió, Arapiraca e São Miguel dos Campos. Até o momento, oito pessoas foram presas.

As investigações foram realizadas após a instauração de um procedimento investigatório criminal (PIC) do Gaeco, por meio da promotora de Justiça Martha Bueno – que também é titular da 65ª Promotoria de Justiça de capital (de combate ao tráfico de entorpecentes), e da Secretaria da Segurança Pública, em parceria com o 5° Batalhão de Polícia Militar. Já os mandados judiciais foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

O trabalho investigativo visa desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de entorpecentes provenientes da cidade de Maceió, cujo comércio ilegal ocorre nos bairros do Benedito Bentes e Jacintinho.

Para o secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, a integração entre as polícias Civil e Militar, juntamente com o Ministério Público, é fundamental no combate à criminalidade.
“Essa colaboração permite uma troca de informações mais eficaz, o que é crucial para a investigação e ação rápida contra atividades ilícitas, como podemos ver em mais uma operação como a de hoje. Essa união de esforços fortalece o sistema de segurança pública, promovendo uma resposta mais coordenada e robusta diante dos desafios impostos pelo crime organizado”, disse.

Já a representante do MPAL, a promotora Martha Bueno, destacou que a parceria entre as forças de segurança e o Ministério Público tem gerado um resultado efetivo, com prisões e desmantelamento de organizações criminosas em todo o estado.

“É importante destacar que, em um período de três meses, a colaboração entre o Ministério Público e as forças Policiais Civil e Militar resultou na terceira operação bem-sucedida com prisões. A eficácia do serviço de inteligência é fundamental para essas operações, sem o qual o GAECO e o Ministério Público não teriam condições de agir. O Ministério Público expressa gratidão por essa parceria efetiva que permite a captura de criminosos e a continuidade da justiça criminal. Quem ganha com isso, é toda a sociedade”, disse.

Também participaram da coletiva, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, o delegado-geral adjunto, Eduardo Mero, o chefe-geral de Inteligência da SSP, delegado Gustavo Henrique, o diretor da Dracco, delegado Igor Diego, o comandante do CPRM, coronel Maciel Pantaleão, e o comandante do 5° BPM, o tenente-coronel Luciano da Silva.

Horizon

A operação Horizon ganhou este nome em razão da rua Novo Horizonte e seus entornos, no bairro do Benedito Bentes, representar a principal área de atuação da organização criminosa na comercialização das drogas.

Efetivo participante

Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos, a Polícia Militar empregou policiais dos 3° e 5° Batalhões, Companhia de Policiamento de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais  (BOPE) e Batalhão de ROTAM.

Já a Polícia Civil empregou agentes da Seção de Capturas, SECCOR, SERB, Núcleo de Investigação e Tigre, todos da DRACCO, além da 6ª Delegacia Regional de São Miguel dos Campos/AL. O Comando de Aviação Aérea da SSP também participou da operação.