PM inicia nova turma do Curso de Metodologia do Treinamento Físico Militar

Por ASCOM às 19/06/2024 10:24

Curso vai qualificar 56 oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros de Alagoas

Fernanda Alves / Ascom PM-AL

A Polícia Militar de Alagoas deu início à edição 2024 do Curso de Metodologia do Treinamento Físico Militar. A aula inaugural, realizada na manhã desta terça-feira (18), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello reuniu 56 oficiais, sendo 51 policiais militares e cinco bombeiros militares.

Cumprindo o rito de honra e continência ao veterano, foram homenageados os integrantes da Reserva Remunerada, o 1° sargento Sandro Ferreira da Silva e o coronel Silvestre Soares, ambos com histórico de grande contribuição no campo da educação física na Corporação.

A cerimônia foi presidida pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim. “O preparo físico é condição essencial para o desempenho das atividades profissionais, tanto na PM quanto no Corpo de Bombeiros. É inegável a importância da prática regular de atividades físicas nas grandes corporações, e este curso tem um papel de grande relevância no fortalecimento da cultura do bem-estar individual e coletivo na nossa instituição. É uma grande satisfação iniciar esta turma e lembrar que, em um passado recente, o curso que foi idealizado pelo hoje coronel Silvestre se tornou uma realidade consolidada no nosso calendário de ensino”, discursou o coronel Neyvaldo.

O subcomandante-geral ressaltou o aspecto humano e as vivências que cursos de formação e qualificação oportunizam: “Mais uma grande turma nasce hoje. Esta é mais uma oportunidade de fortalecer e criar vínculos”, completou.

A mesa de honra foi composta também pelo diretor de Pessoal da PM, coronel Wellington Bittencourt; pelo diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Marcos Sampaio; pelo coronel Carlos Burity, diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que na ocasião representou o comandante-geral da Corporação, e comandante da Academia Militar, tenente-coronel Mário Xavier. Todos foram unânimes em enaltecer a disposição dos alunos em buscar conhecimento em um campo tão necessário que é o treinamento físico, ao tempo em que os incentivaram a se empenhar para o sucesso do curso e para que cada um se torne um agente multiplicador de conhecimento.

Completando a mesa, o coronel R/R Silvestre que, além de veterano homenageado, foi o responsável pela palestra de abertura. Aspirante 1993, entre diversas qualificações, possui licenciatura como instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo e especializações em Fisiologia do Esforço, aplicada ao treinamento físico e à saúde; em Docência de nível superior e em Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho.

O palestrante discorreu sobre fisiologia do exercício e apresentou uma reflexão sobre qualidade de vida, saúde e segurança na atividade militar. “A importância da educação física na promoção da saúde e segurança na atividade policial militar” foi o tema da sua palestra.

“Diante da complexidade do serviço militar, bem-estar significa estar bem, física e mentalmente. O militar, seja ele policial ou bombeiro, deve criar métodos para treinar de forma contínua e, assim, desenvolver habilidades no manejo do equipamento e na defesa pessoal, com a devida força e condicionamento. Deve estar preparado e seguro diante de toda e qualquer situação, ocorrência ou ameaça”, ressaltou o palestrante.

A aula inaugural foi encerrada pelo Comando da Academia de Polícia Militar com a transmissão de orientações institucionais aos alunos quanto às normas e rotina da unidade de ensino e atividade prática.

Com 534 horas-aula, o Curso de Metodologia do Treinamento Físico Militar conta com uma grade curricular composta por 18 disciplinas, a exemplo de Anatomia, Fisiologia do Esforço, Natação e Metodologia e Treinamento, entre outras.

O curso é promovido pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar de Alagoas, sob a coordenação da Academia Senador Arnon de Mello, e atende a uma necessidade permanente de padronizar o conhecimento dos operadores de segurança pública no estado, especificamente o treinamento físico.

O objetivo é promover a saúde física para atuação nas atividades diárias, além da melhoria na qualidade de vida dos agentes de segurança pública como um todo. O curso foi estruturado para especializar o policial militar, capacitando-o para atuar como um educador físico no âmbito da Corporação.