Segurança Pública de Alagoas participa do 1º Encontro Internacional de Gestores de Polícia Comunitária

Por ASCOM às 29/08/2024 11:49

Evento, que ocorreu em Brasília durante dois dias, buscou fortalecer a proximidade entre as forças policiais e a sociedade

Roberison Xavier / Ascom SSP

Integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) participaram, entre os dias 27 e 28 de agosto, do 1º Encontro Internacional de Gestores de Polícia Comunitária. O evento, realizado em Brasília, no Distrito Federal, foi promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O encontro teve o objetivo de fortalecer a proximidade entre as forças policiais e a sociedade, promovendo boas práticas baseadas na compreensão e colaboração com as comunidades. Entre os temas debatidos estiveram as políticas transversais de segurança pública cidadã e as tecnologias aplicadas à segurança da comunidade.

Alagoas foi representada pelo chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo; pelo chefe do núcleo de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PM-AL, capitão Henrique Durval; e pelo gestor do Núcleo de Projetos Sociais da Escola Superior da PC-AL, agente Rafael Dourado.

Para o tenente-coronel Iran, o evento também proporcionou a troca de experiências exitosas não só no Brasil, mas também em outros países que utilizam a filosofia de policiamento criada no Japão no século 19.

“Foi importantíssimo o conhecimento adquirido e o compartilhamento daquilo que já temos desenvolvido aqui no estado. Sabemos o quanto este tipo de ação é fundamental para o trabalho junto às pessoas, que claro reflete na segurança como um todo. Somos incentivadores da filosofia que tem um empenho especial dos militares que integram as Bases Comunitárias e claro que precisamos ampliar e fortalecer as ações, por isso vamos articular um alinhamento conjunto com a participação de todos os órgãos da SSP para efetivar ainda mais o trabalho preventivo”, disse o chefe de Prevenção, que também citou a realização do curso de Polícia Comunitária, que está acontecendo em Maceió neste mês de agosto.

A solenidade de abertura, na terça (27), contou com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, que também esteve presente na 91ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) realizada em Maceió.

Ele reforçou a importância do policiamento comunitário como forma de prevenção à violência. “Cada vez mais eu me convenço de que o policiamento comunitário é uma das armas mais importantes para o combate ao crime organizado, para que a gente possa ter densidade e penetração em territórios conflagrados e dominados pela criminalidade organizada. Algo que deve envolver não só a Polícia Militar, mas também a Polícia Civil, as guardas municipais, que têm um papel também muito consistente neste sistema”, afirmou Sarrubbo.

Entre as autoridades que participaram do encontro internacional, também estiveram o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; a diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Figueiredo; e o gerente do Programa Nacional de Polícia Comunitária Aplicada da Senasp, major Messias Mendes Freitas. Representantes da Guarda Civil de Maceió também marcaram presença.

Curso de Polícia Comunitária

A capacitação está ocorrendo na Escola de Governo do Estado de Alagoas, localizada no Centro de Maceió, e conta com 90 policiais militares, que foram divididos em três turmas.

Ao longo das aulas, estão sendo repassadas instruções práticas e teóricas sobre a legislação aplicada à polícia comunitária, a integração e coordenação dos órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a mensuração de resultados, a estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança, as técnicas de entrevista institucional, além de conhecer a atuação das polícias comunitárias em missões de paz da ONU, no atendimento aos grupos vulneráveis e nos meios de resolução pacífica de conflitos.