Academia de Polícia Militar comemora um ano de comando do tenente-coronel Xavier

Por ASCOM às 13/09/2024 09:07

Cerimônia militar celebrou serviço e importância do ensino e do conhecimento para a corporação

Ascom PMAL

A manhã desta quinta-feira (12) foi festiva na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello do Senhor (APMSAM). A escola de comandantes promoveu uma formatura militar alusiva ao 1º ano do comando do tenente-coronel Mário Xavier. O ato solene foi presidido pelo comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), coronel Paulo Amorim, e contou com a tropa formada por integrantes da unidade ao som da Banda de Música da PM.

Em sua fala, o comandante-geral destacou a relevância da unidade de ensino para a instituição militar. Paulo Amorim enfatizou que a integração entre coragem e conhecimento forma uma tropa qualificada. “Os cursos aqui desenvolvidos são de alto nível, sejam de formação, sejam de habilitação ou de especialização, mas em especial, o Curso de Formação de Oficiais, o CFO, que forma os cadetes que um dia se tornarão os futuros comandantes de nossa corporação. Parabenizo o comandante Xavier, que tem cumprido esta grande responsabilidade com louvor. Que Deus abençoe esta escola e todos os que fazem parte dela”, disse.

“Estamos felizes por essa jornada de um ano. A diferença é notável, o zelo é perceptível até em detalhes da estrutura. Podemos dizer que a área de ensino na PM vive um momento de estabilidade, continuidade e crescimento. Entendemos a importância do ensino como setor primordial para a instituição”, ressaltou o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel Marcos Sampaio.

O anfitrião, que comanda a academia desde setembro de 2023 e tem como subcomandante o major Daniel Souza, também discursou. “A melhor forma de agradecer é retribuindo. E retribuindo na forma de um serviço prestado com padrão de excelência, trabalhando com afinco. Ninguém comanda sozinho. Gratidão aos oficiais e praças que servem no corpo técnico, administrativo e na Escola de Comandantes como um todo, aos cadetes e todos os alunos e, principalmente, ao comandante-geral, por toda confiabilidade depositada e atenção à Academia”, destacou Xavier, que celebra também sua “nova vida”, mencionando o infarto que sofreu e venceu na mesma ocasião em que a assumiu a missão de comando.

A cerimônia também foi prestigiada pelo superintendente do Programa Ronda no Bairro, tenente-coronel Fábio Melo; pelo Diretor de Logística da PM, coronel Thúlio Emery; pelo diretor de Proteção Social, coronel Carlos Luna, e seu subdiretor, tenente-coronel Thayronilson Emery; pela diretora de Comunicação Social, tenente-coronel Josiene Lima; pelo chefe do Centro Integrado de Assistência, tenente-coronel Eduardo Jorge Costa; e pelo comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), major Jefferson Canuto.

Homenagens A formatura prosseguiu com uma sequência de homenagens. Cumprindo o rito de honra ao veterano, o militar homenageado foi o coronel José Ricardo de Albuquerque Costa. Sob a condução do comandante-geral, todos os militares prestaram continência ao coronel Albuquerque, que acaba de encerrar sua carreira na corporação, passando para a inatividade após quase três décadas servindo à instituição e à sociedade alagoana.

Em um segundo momento, a APM prestou reconhecimento ao desempenho acadêmico de três militares. O capitão Vitor de Araújo, mestre em Engenharia, mídia e gestão do conhecimento com ênfase e segurança pública, pela Universidade Federal de Santa Catarina em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública; a cabo Fernanda Alves, mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com estudo voltado à memória das mulheres pioneiras na PM; e a soldado Fernanda Mota, doutora em Educação pela Ufal, mestra pela mesma instituição com vasta pesquisa no campo da educação especial, sobretudo voltado à inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista.

A solenidade destacou ainda a importância da gestão estratégica voltada à valorização da formação, especialização e aperfeiçoamento dos militares da Polícia Militar de Alagoas demonstrada na gestão do coronel Paulo Amorim, materializada na maior quantidade de cursos realizados na história da instituição. Neste momento, foi prestada a homenagem ao comandante.

APMSAM

A Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello foi criada em 15 de julho de 1992 e nasceu com a missão de formar, aperfeiçoar, habilitar e especializar os oficiais da corporação. Antes de sua fundação, os oficiais eram enviados para academias de Polícia Militar de outros estados. As mais de três décadas de atuação a consagram como uma unidade de referência nacional pela excelência na instrução. Além dos oficiais alagoanos, a APM recebe integrantes de instituições coirmãs que vêm a Alagoas para cursos como os de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e de Comando e Estado Maior (CCEM).